sexta-feira, 6 de julho de 2012

ZEBRA, ZEBRA, ZEBRA! No Pré-Olímpico Mundial de Basquete Masculino, A Nigéria surpreende uma inoperante Grécia, vence por 80 a 79 e vai às semifinais do torneio, que dará aos três primeiros colocados vagas a Londres

      A Grécia peca por deixar seus jogadores titulares no banco pela maior parte do tempo, e vê uma empolgada Nigéria vencer um jogo equilibrado em Caracas, Venezuela, nas quartas-de-finais do Torneio Classsificatório Mundial para a Olimpíada de Londres. Embora a Grécia já tenha muito mais tradição internacional no basquete que os nigerianos (o atual campeão da Euroliga de basquete é o Olimpiacos, por exemplo) e já tenham sido vice-campeões do mundo em 2006, o time nigeriano tenta ganhar força fora da África nos últimos anos, com alguns jogadores atuando, inclusive, pela NBA (e sem mencionar Hakeem Olajuwon, campeão pelo Houston Rockets na década de 90, mas que compeitu pela seleção norte-americana em torneios oficiais). E após terem vencido a Lituânia na primeira fase por 86 a 80 "sabe lá Deus como", a Nigéria, com o apoio do público venezuelano e apostando nos "trágicos" erros de arremesso da Grécia dentro do garrafão e em lances livres, nunca deixou o time grego abrir margem no placar, e na base da vibração e sem perder o equilíbrio, virou o jogo no último quarto e confirmou a vitória com dois lances livres nos últimos segundos, convertidos por Ade Dagunduro (pivô norte-americano de nascimento e que sempre jogou em clubes europeus de pouca expressão). Mas o grande nome do jogo foi outro norte-americano de nascimento, e que joga no Capitanes de Arecibo, da liga porto-riquenha de basquete: o atacante Ike Diogu. Ele marcou 17 pontos e 12 rebotes, sendo o único jogador da partida a marcar um duplo-duplo (quando um jogador marca mais de uma dezena de pontos em dois de qualquer fundamento do basquete).
Ike Diogu, nascido em Buffalo, no estado de Nova York, e um dos destaques da seleção nigeriana de basquete, que chama a atenção do mundo do esporte no Pré-Olímpico Mundial, que está sendo disputado na Venezuela (Foto: Site Oficial da FIBA)

       Na verdade, nove dos 12 jogadores que estão com a seleção da Nigéria no torneio nasceram nos Estados Unidos. A maioria (senão todos) jogaram em equipes universitárias, e os únicos "não-americanos" neste time da Nigéria jogam em clubes da Ásia, em especial, no Oriente Médio.
       O time, chamado pelos torcedores de D'Tigers, ainda não estão classificados para os Jogos Olímpicos. Vão para as semifinais amanhã contra a Rússia (que venceu Angola sem surpresas, por 80 a 65), e precisam vencer pelo menos, mais um jogo, para "assombrar" o mundo do basquete. Mas pelo que a seleção alviverde da África já apresentou neste torneio, temos que deixar de lado a prepotência do técnico grego, pois não se pode "poupar time" em jogos de play-offs, especialmente em torneios pré-olímpicos, e vamos lembrar a festa dos torcedores nigerianos junto com o técnico Ayo Bakare após o jogo. Duas partidas, ainda hoje, fecham as quartas-de-final do Pré-Olímpico: Macedônia x Rep. Dominicana, e Lituânia x Porto Rico.
Nigéria x Grécia, Comemoração nigéria, basquete (Foto: Agência EFE)
Jogadores da Nigéria comemoram muito a vitória sobre a Grécia e a vaga nas semifinais (Foto: Agência EFE). SITE: Globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário