sábado, 28 de julho de 2012

Jogos Olímpicos Londres 2012; dia 1 - O Brasil dá show no judô na categoria ligeiro. Felipe Kitadai fica com o bronze e a piauiense Sarah Menezes ganha o 1º ouro do Brasil em Londres. É a primeira mulher brasileira campeã olímpica de judô

     
      Neste início de competições em Londres, o Brasil teve um começo inspirador. No judô, categoria ligeiro, até 48 kg, o Brasil demonstrou porque tem tradição na modalidade. Felipe Kitadai, campeão no Pan de Guadalajara ano passado, faz aniversário hoje. Por ter perdido uma das primeiras lutas, o judoca que completa hoje 23 anos teve que ir pra repescagem para brigar por uma medalha, e na presença da namorada e de familiares, ele derrotou o italiano Elio Verde na decisão de uma das medalhas de bronze (na maioria das lutas olímpicas, 2 atletas ganham a medalha de bronze), mesmo com um dos dentes da frente trincados, e com manchas de sangue no quimono, subindo ao pódio.

Felipe Kitadai comemora o bronze em Londres (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)
Com dente quebrado e chorando muito, Kitadai comemora bronze (Foto: Marcio Rodrigues/Fotocom.net). SITE: Globo.com

      Mas o melhor momento do dia ficou por conta de Sarah Menezes. A piauiense que treinava judô escondida dos pais em Teresina, já era uma "esperança lapidada" do judô brasileiro. Campeã mundial júnior em 2008, estreante olímpica no mesmo ano, bronze no Campeonato Mundial de 2012 e várias medalhas de ouro em etapas da Copa do Mundo, ela chegou a Londres sem alarde, e com 22 anos, venceu todas as lutas até chegar na final contra a campeã olímpica de Pequim, a romena Alina Dumitru. Sarah Menezes entrou estudando bem a adversária, e precebendo que ela tinha uma forte dor no ombro, ela se beneficiou da lesão a europeia, evitou o jogo de pernas da rival, e forçou a "falta de combatividade" da então campeão olímpica, sendo punida, e a partir daí, só a brasileira pontuou.

judô Sarah Menezes Alina Dumitru final olímpica medalha de ouro (Foto: Agência AFP)
Sarah Menezes vibra ao conseguir pontuar contra Alina Dumitru na final olímpica (Foto: Agência AFP). SITE: Globo.com
      
       Com a presença das duas irmãs e do técnico Expedito Franco na arquibancada, a brasileira chorou e viborou muito, abraçada com a técnica da seleção brasileira Rosicléia Campos, e agradeceu o apoio da família e da Confederação Brasileira de Judô, pra se tornar a primeira brasileira campeã olímpica de judô. A atleta até hoje mora e treina em Teresina, e estuda na Faculdade Santo Agostinho. 

Sarah Menezes exibe, orgulhosa, a medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos (Foto: AFP). SITE: Globo.com


  No final do dia, traremos o quadro de medalhas atualizado após o fim das competições de hoje.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário