sábado, 2 de julho de 2011

CRÔNICA - Será que a Argentina está sentindo a pressão de ganhar a Copa América?

        Nesta sexta-feira, dia 1º de julho de 2011, começou mais uma edição da Copa América de futebol. O único jogo do dia foi entre a anfitriã e favorita Argentina, de Lionel Messi, contra a Bolívia, a pior seleção no ranking da FIFA a jogar na competição. E o improvável aconteceu. A Argentina não venceu a limitada seleção boliviana. O jogo acabou 1 a 1. E a Argentina ainda deu sorte, porque o brasileiro naturalizado boliviano Marcelo Moreno perdeu um gol mais que feito no segundo tempo em um lance de contra-ataque.
      No primeiro tempo, como tinha realmente que ser, a Argentina dominou as ações, mas sem inspiração e um esquema tático consistente, a Argentina não furou a bem-posicionada defesa boliviana. No segundo tempo, a zebra deu o ar da graça. Aos três minutos de jogo, escanteio para a Bolívia e Edivaldo Rojas (também nascido no Brasil) dá de calcanhar. Banega deixa a bola fraca passar por entre as pernas, e Sérgio Romero, desatento, não chega a tempo para evitar o gol. Isso ressalta, mais uma vez, a ausência de bons defensores para defender a seleção argentina atualmente. Depois disso, vê-se uma Argentina desorganizada taticamente, indo na base da correria tentar reverter esta situação, mas com Lionel Messi apagado, e um companheiro de ataque chamado Lavezzi numa noite simplesmente desastrada, não acertando um único cruzamento na área boliviana. Depois de tantas bobagens, ele deu lugar a Sérgio Agüero, e quase viu a Bolívia confirmar o que seria uma vitória histórica, quando num passe entre os atordoados defensores argentinos, Marcelo Moreno entra em condição legal na cara de Romero, tenta driblar, o goleiro evita o chute, e no rebote, o atacante boliviano chuta nas mãos do argentino. Poucos minutos depois, numa inversão de Di Maria (que entrou no lugar de Cambiasso no intervalo) na pequena área, Zanetti ajeita com o peito, e de primeira, Agüero faz um belíssimo gol que daria mais esperança aos torcedores argentinos. Mas depois disso, a Bolívia soube se defender bem, e o jogo acabou num melancólico 1 a 1 para os torcedores argentinos e para os fãs de Messi.
       Como se já não bastante a pressão natural por resultados que sempre há no esporte, a Argentina tem um agravante no seu lado psicológico, que é o fato de não ganhar um título com a seleção principal desde 1993 (foi uma Copa América disputada no Equador). Além disso, o principal astro a seleção argentina, Lionel Messi, está muito pressionado e ansioso pelo fato de se tornar o melhor jogador do mundo pelas atuações em seu clube, o tradicional Barcelona da Espanha, mas está a algum tempo deixando a desejar na seleção argentina. Para Messi e tornar o maior jogador de futebol deste início de século, ele precisa ganhar algo com a seleção da Argentina. E ele ainda não teve chance melhor que essa. Nem ele nem seus companheiros começaram bem. Na 2ª rodada, os argentinos enfrentam a Colômbia, que vai estrear contra a Costa Rica. Esperamos que tenha sido só um susto, e que 'os hermanos' se acertem para voltar a jogar bem na quarta-feira, com os jogadores mais aliviados de pressão, e saber que o pior pra eles já passou. Estrear empatando contra a Bolívia..., fala sério, né!

Nenhum comentário:

Postar um comentário