domingo, 3 de julho de 2011

CRÔNICA - Seleção feminina parece ter se acertado

    Depois de uma vitória sem brilho na estreia da Copa do Mundo de Futebol Feminino, na Alemanha, o Brasil parece ter corrigido boa parte de seus erros e vence a tradicional Noruega por um convincente 3 a 0, em Wolfsburg, neste domingo, com dois gols de Marta e um de Rosana. Esse resultado garante o Brasil, matematicamente, nas quartas-de-final da competição. No último jogo da primeira fase, o Brasil enfrentará na quarta-feira a debutante em mundiais, Guiné Equatorial, precisando de um simples empate para garantir o primeiro lugar.
   No início do jogo, as norueguesas mostravam maior iniciativa, tendo maior posse de bola e chutado mais a gol que as brasileiras, que estavam mal posicionadas em campo. Mas com um time que tem a jogadora eleita cinco vezes a melhor do mundo, tudo muda em um "piscar de olhos". Em um contra-ataque esporádico da seleção, Marta ganha de uma marcadora ainda fora da grande área, invade a área adversária na velocidade, dribla outra defensora, e chuta sem defesa para a goleira norueguesa. 1 a 0 Brasil. A partir daí, a seleção brasileira se controlou emocionalmente, e administrou o resultado para tentar matar o jogo no segundo tempo. Deu certo.
   Com dois gols em menos de cinco minutos na etapa final, o Brasil confirma que não foi à Alemanha à passeio. No primiro gol, contra-ataque em velocidade pela ponta esquerda. Marta dribla uma oponente já na grande área, percebe Rosana entrando sozinha pela direita, e passa para a atacante brasileira chutar no sentido oposto da goleira norueguesa, que nada pode fazer. No terceiro gol, as norueguesas mostraram nervosismo após o segundo tempo, e nunca tentativa de sair jogando do campo de defesa, falharam feio. A zagueira recua "na fogueira" pra goleira, que não consegue afastar a bola, Cristiane se antecipa, chuta, e a goleira defende. Só que as zagueiras se esqueceram da melhor jogadora do mundo de novo. Marta aproveita confusão entre as defensoras nórdicas, e sozinha, empurra pra rede, selando masi uma vitória brasileira na competição, 3 a 0.
   Caso confirme o primeiro lugar do grupo,  o Brasil pegará as perdedoras do confronto entre Estados Unidos e Suécia, que decidirão o primeiro lugar do grupo C na quarta-feira. E quem sabe, possamos finalmente conquistar um título de nível intercontinental, que é o que falta para essra guerreira geração do futebol feminino brasileiro se consagrar de vez como um time que deixou sua marca no esporte brasileiro. E, ao mesmo tempo, pressionar as autoridades do esporte a desenvolverem ligas e campeonatos mais profissionais e estáveis no país, para que não tenhamos mais jogadoras da seleção precisando de outros empregos para sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário