domingo, 13 de maio de 2012

Com a maioria dos Campeonatos Estaduais tendo seu fim neste domingo, não houve surpresas. O que chama atenção é o recorde do pouco badalado zagueiro santista Durval (10º título estadual seguido na carreira)

     Com clássicos regionais decidindo os campeonatos dos principais estados do futebol brasileiro neste domingo (a exceção foi no Rio Grande do Sul, com o Caxias fazendo a final contra o Internacional, mas perdendo do mesmo jeito), todo mundo quase sempre fala dos mesmos assuntos no bate-papo de amanhã: a vitória tranqüila do Fluminense nos dois jogos da decisão no Rio contra o Botafogo, o bicampeonato do Santa Cruz sobre o maior rival Sport no Recife, o título inapelável do Atlético-MG em Minas após vencer o América-MG por 3 a 0, a decisão por pênaltis no Atletiba (título conquistado pelo Coritiba), o título baiano do Bahia depois de 11 anos sobre o Vitória-BA, e é claro, a final do Paulistão, com o tricampeonato do Santos e mais um show do badaladíssimo Neymar. Porém, neste mesmo título santista, um jogador de presença marcante em clubes brasileiros nos últimos anos bateu um recorde pra poucos no futebol: conquistou o 10º título estadual seguido. Trata-se de Severino dos Ramos Durval da Silva, ou simplesmente, Durval.
     O paraibano de 32 anos começou sua carreira nas categorias de base do Confiança-SE, mas se profissionalizou no desconhecido Unibol, de Pernambuco. Porém, sua trajetória mudaria de maneira vencedora ao se transferir para o Botafogo da Paraíba, em 2002. Ganhou um Campeonato Paraibano em 2003, e não parou mais de ganhar títulos, pelo menos nos estados onde ele atuou no futebol brasileiro. Em 2004, ganhou o campeonato de Brasília pelo Brasiliense e ainda ajudou o clube a subir, pela única vez, à Série A do Campeonato Brasileiro. Foi ao Atlético-PR, onde ganhou o Campeonato do Paraná, tetracampeão pernambucano pelo Sport nos quatro anos seguintes, além de uma Copa do Brasil em cima do Corinthians, e se transferiu para o Santos, e nos últimos três anos, tricampeonato paulista, além do título da Copa do Brasil, e do título mais importante de sua carreira, a Taça Libertadores da América do ano passado, pelo Santos.

Durval, de 32 anos, o mais novo "dono" de recordes no futebol brasileiro, com 10 títulos estaduais seguidos (Foto: Google Images)

       Astros como Pelé, Zidane, Maradona, Mathaüs, Lionel Messi e outros, sempre tiveram mais destaque que outros jogadores que atuaram com eles. Porém, isso não tira o brilho de jogadores menos cobiçados por pessoas envolvidas com o meio. Cada um tem que fazer sua função no futebol, que é um esporte coletivo. Ninguém é campeão sozinho, e não é porque algumas estrelas são mais visíveis do que outras "a olho nu" que as estrelas menores vão deixar de brilhar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário