domingo, 13 de maio de 2012

Em um jogo memorável, Manchester City vira jogo contra Queens Park Rangers, nos acréscimos, e conquista o Campeonato Inglês (Premier League) de futebol, depois de 44 anos

     Enquanto o Manchester United vencia o Sunderland, sem maiores problemas, por 1 a 0, seu maior rival local, o Manchester City, só precisava vencer para confirmar o 3º título nacional de sua história, o 1º em 44 anos. Mas o que o "lado azul" de Manchester viu foi um adversário que lutava contra o rebaixamento, que entrou em campo disposto a segurar o jogo, e dificultar a vida dos postulantes ao título. No primeiro tempo, o Manchester City dominou as iniciativas (como ocorreu o jogo inteiro), e abriu o placar com um chute cruzado de Zabaleta, após passe do contundido Yaya Touré, e contou com a ajuda do goleiro do QPR Kenny, que falhou feio no lance, deixando a bola passar por entre suas mãos: 1 a 0 City.
     No segundo tempo, começou o drama. Em uma falha do zagueiro Lescott, que cabeceou errado e a bola foi pra trás, a bola para nos pés do veterano atacante Djibril Cissé, que chutou sem pestanejar, e empata o jogo, no primeiro chute a gol do time londrino no jogo. O Manchester City aumentou a pressão que já era exercida, quando logo após o gol do Queens Park, Carlito Tevez e o zagueiro Joey Barton se estranham e saem no tapa na entrada da área. O assistente falou para o árbitro, mas apenas Barton foi expulso de campo, gerando revolta no jogador no defensor londrino, que ainda chutou Sérgio Agüero, que não tinha nada a ver com o imbróglio. O técnico Mark Hughes tira Cissé de campo, e bola o ala e volante Armand Traoré, pra recompor a defesa, e mesmo com um a menos, o time vira o jogo com um cruzamento do próprio Traoré, na cabeça de Mackie, que manodu uma "tijolada" indefensável para Joe Hart. O desespero azul se tornava alegria para os Red Devils, que se tornariam campeões caso o tropeço dos "vizinhos barulhentos" se confirmasse, e cada ataque defendido pelo goleiro Kenny, que se redimiu da falha no primeiro gol, aumentava o desespero dos torcedores do Manchester City, que lotavam o estádio City of Manchester.
     Na base do abafo, o técnico Roberto Mancini bota em campo o centroavante Dzeko, no lugar do meiocampista Barry, enquanto o QPR só segurava o resultado, que era mais que suficiente para evitar seu rebaixamento à Championship (Segunda Divisão Inglesa), pois seu adversário direto nesta fuga era o Bolton Wanderers, que só empatava seu jogo contra o Stoke City, e acabaria assim, rebaixado. E quando tudo parecia perdido para o time de Manchester, o improvável, que tantas vezes apareceu no futebol, apronta das suas de novo. O árbitro deu cinco minuotos de acréscimo. Aos 46 minutos da etapa final, Dzeko marca de cabeça após cobrança de escanteio feita por Davi Silva, e aos 48 minutos do segundo tempo, com o QPR já livre do rebaixamento, e os jogadores do United celebrando a vitória sobre o Sunderland e o título no Stadium of Light, Sérgio Agüero recebe bola na entrada da pequena área, dribla um marcador e chuta cruzado, sem chances para Kenny, marcando um gol histórico, que quebrava um tabu de 44 anos sem títulos da Liga Inglesa para o time. Os jogadores e o técnico Roberto Mancini festejaram feito malucos o título e a torcida invadiu o campo para celebrar a conquista.
Manchester City celebrate winning the Barclays Premier League
O zagueiro e capitão Vincent Kompany levanta a taça da Premier League ao lado dos companheiros de clube e da comissão técnica (Foto: Site Oficial da Premier League: www.premierleague.com)

       O Manchster City terminou o campeonato com o mesmo número de pontos que o Manchester United (86 pontos), mas levou vantagem por conta do saldo de gols (63 a 55), o Arsenal ficou com a terceira vaga para clubes ingleses na UEFA Champions League na temporda que vem, após vencerem o West Bromwich Albion por 3 a 2 fora de casa. O Tottenham terminou em 4º lugar. Pode ser uma vaga na Pré-Liga dos Campeões (fase eliminatória para ver quem chega à fase de grupos), desde que o Chelsea não conquiste o título da Liga dos Campeões da Europa no próximo sábado, contra o Bayern Munique, no Allianz Arena, senão a equipe comandada por Harry Redknapp terá que disputar a Liga Europa. A outra vaga inglesa na Liga Europa é do Newcastle, que terminou a liga inglesa na 5ª colocação, um time que há 3 anos atrás estava saindo da segunda divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário