sábado, 4 de junho de 2011

CRÔNICA

   Será que o Mano Menezes vai sobreviver?

    Para quem é amante do bom futebol, e torce pelo bem do esporte o Brasil, o jogo do sábado, dia 04, entre Brasil e Holanda se tornou mais um motivo de frustração e aborrecimento para o torcedor brasileiro. Pior do que ver a seleção brasileira atual, mais uma vez, não superar um adversário tradicional, vê decisões equivocadas do técnico de maneiras sucessivas, e jogadores com pouca inspiração e talento dentro de campo, errando lances inacreditáveis e falhas que deixam um jogador marcado durante sua carreira.
   Num primeiro tempo apático, com as melhores chances por parte da seleção holandesa, ficou clara a apatia e a falta de critério do treinador em escalar alguns jogadores para a seleção brasileira. Como é que o Fred, ainda fora da forma ideal por conta de sucessivas lesões, e deixa ele jogar por mais de 60 minutos, sem ser objetivo? Além disso, três meio-campistas, sendo dois volantes, e nenhum homem de criação. Mesmo o gol mal-anulado do Brasil não apaga a má atuação do time canarinho.
   No segundo tempo, a disposição do time foi outra, mas a eficácia ainda foi nula. Mano Menezes fez cinco substituições no jogo, que pouco ou nada significaram. O Ramires foi expulso por uma falta infantil no Robben, e Neymar e Robinho perderam oportunidades incríveis, além das falhas técnicas do resto do time ao longo do jogo. A torcida brasileira que estava no Serra Dourada, em Goiânia, vaiou o time, e o goleiro Júlio César fez uma crítica, em tom de alerta, para a comissão técnica da seleção, dizendo que, se não houver mudanças, o time não vai se dar bem mais à frente.
   Já é o terceiro jogo em que Mano Menezes não vence times tradicionais (perdeu para a Argentina e para a França, antes deste jogo). Jogadores sem grande competência técnica, independente da posição são convocados pra seleção e, ao entrar em campo, só fazem besteira (Douglas, Jonas e Lucas Leiva, por exemplo), enquanto jogadores que fazem destaque tanto no futebol brasileiro quanto no futebo europeu, não tem as chances que merecem (isso inclui Thiago Neves, Hulk, e Marcelo). Próximo mês, teremos Copa América, na Argentina, com uma expectativa enorme de um 1º título de um tal Lionel Messi pela seleção alviceleste. Se o técnico do Brasil não olhar com mais atenção para os jogadores que chama, as formações e estratégias que escolhe, o Brasil corre o risco de passar vexame no torneio continental, e vai ser quase impossível sua permanência no cargo mais cobiçado do futebol nacional.
   Vê se abre o olho, Mano!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário