quinta-feira, 2 de junho de 2011

CRÔNICA

                                                                    Vasco x Coritiba: A final da redenção

    Ontem, se realizou o primeiro jogo da final da Copa do Brasil no estádio São Januário, no Rio de Janeiro. O Vasco da Gama venceu este jogo por 1 a 0, gol de Alecsandro, e a volta é quarta-feira que vem no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Mas seja quem for o campeão, o troféu e a vaga à Taça Libertadores vai coroar a recuperação e o resgate de times tradicionais do futebol brasileiro que enfrentaram fortíssimas crises nos últimos anos, e que deram a volta por cima.
   O Coritiba, no ano em que completou 100 anos de existência (2009) foi rebaixado para a Série B em casa, e após o jogo, vândalos infiltrados na torcida promoveram um quebra-quebra no estádio, com gente saindo ferida do Couto Pereira, o que causou a perda de campo do time nos primeiros jogos da Série B. O Vasco da Gama, com uma torcida maior e com maior peso em termos de títulos conquistados, teve uma situação pior em 2008. Após uma gestão fraudulenta e autoritária do dirigente Eurico Miranda, deixando um clube campeão em quase tudo à beira da falência, fez um trabalho para voltar à série A em 2009 com sérios problemas financeiros e desconfiança de todos que são envolvidos no meio do esporte, pensando que o clube tinha se rebaixado de vez do nível das grandes forças do esporte nacional.
   Mas uma coisa que faltou muito às pessoas que lidam com o esporte no Brasil, ao longo da história, foi crucial para a retomada de ambos os clubes ao nível da equipes de ponta no país: competência administrativa.
   Sem sobressaltos, com investimentos baixos e trabalhos de reestruturação com técnicos e comissões de competência, ambos os clubes voltaram à elite do futebol brasileiro de maneira tranqüila e são encarados novamente como instituições de respeito. O Coritiba se tornou bicampeão paranaense, o segundo título de maneira invicta, mesmo rebaixado, manteve o treinador Ney Franco, e com a saída deste para a seleção brasileira sub-20, foi indicado um técnico em nome dele, Marcelo Oliveira, que manteve a seqüência do trabalho, e com poucas, mas efetivas alterações no elenco, voltou à serie A e se firmou como rpincipal clube de seu estado no momento. Já o Vasco, mesmo sem conquistar algum título, tentou saldar parte das gigantescas dívidas do clube, contratou reforços de clubes poucos conhecidos, e com a estrutura já existente do clube, promoveu jovens das categoris de base, e na base da garra e da superação, apoiado pela quinta maior torcida do país ( já foi a quarta, mas isso é outra história! ), conseguiu se manter na elite e tem novamente a chance de conquistar um título de projeção nacional na elite.
   Independente do que aconteça no segundo jogo, as duas instutições provaram que dá pra conquistar o respeito no meio do futebol sem ideias mirabolantes, apenas trabalhando sério, e recuperaram o status de times grandes do futebol brasileiro. Parabéns a ambos, Vasco da Gama e Coritiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário