quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Portuguesa vence na 28ª rodada da Segundona e briga por seu 1º título nacional. Promoção à Série A, só se não quiser

         Ocorreu na noite desta terça a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, com os dez jogos sendo realizados nesta noite. Faltando dez jogos para o término da competição, já sabemos quem briga pelo acesso e quem briga para evitar o rebaixamento para a Série C da competição nacional. E há algumas perplexidades quando conferimos a tabela da competição.
         Enquanto equipes tradicionais do futebol brasileiro não conseguem sequer entrar no G-4 para voltar à elite do campeonato nacional, como Sport, Vitória-Ba, Guarani e Goiás (e este último lutando para não ser rebaixado para a série C), há algumas surpresas na parte de cima da competição, brigando pelo acesso à Série A. Com a Americana (ex-Guaratinguetá) na terceira colocação e o Boa Esporte (ex-Ituiutaba) de Minas Gerais em 5º, apenas uma posição da zona de acesso para o Brasileirão, terão confronto direto, no sábado, às 16h 20min no interior de Minas Gerais por uma das vgas no G-4.
         Agora, quem está dando o ar da graça na série B este ano é a Portuguesa. Enquanto os outros três times da zona de acesso à elite (Ponte Preta em segundo, 49 pontos; Americana em terceiro, 48 pontos e 14 vitórias; Náutico em 4º, 48 pontos e 13 vitórias), a Portuguesa já tem 57 pontos, oito a mais que a Macaca e 11 a mais que o quinto colocado, o Boa Esporte, e não demonstra pontos fracos para perder, nem mesmo, a 4ª colocação até o fim do campeonato.  

Guilherme Henrique gol Portuguesa (Foto: Ag. Estado)
                                                   Guilherme e Henrique comemoram o primeiro gol da Portuguesa contra o ASA (Foto: Ag. Estado). Site: Globo.com
 
          Com jogadores de boa passagem por times da série A, como Marcelo Cordeiro e Edno (ambos jogaram bem pelo Botafogo em 2010), Boquita (revelado pelo Corinthians), e jogadores que parecem ter atingido o ápice da forma técnica, como o goleiro Weverton, o meia Ananias e o atacante Henrique, a Portuguesa conseguiu, pelo menos na Série B, tudo que se espera de um time de futebol, que é o equilíbrio entre os três setores do campo, e jogadores eficientes nos momentos mais decisivos.
         Na 29ª rodada, a se iniciar na próxima sexta-feira, a Portuguesa vai a Recife enfrentar o quase rebaixado Salgueiro, e têm plenas condições de vencer, e continuar na luta pelo seu 1º título nacional no futebol. Série B, não importa. Mas a conquista pode ser a retomada de um time considerado por muitos o segundo time de todo torcedor paulistano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário