quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Começam as Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo 2014 na próxima sexta. Argentina e Uruguai devem se classificar

        Rodada dupla (6ª feira, dia 07; 3ª feira, dia 11) para iniciar a disputa das quatro vagas diretas e de uma na repescagem para a Copa do Mundo de futebol de 2014, que vai acontecer no Brasil. Clubes brasileiros com jogadores das seleções sulamericanas em seus elencos terão que liberar seus atletas, pelo menos até a rodada do dia 12/10.
       Argentina e Uruguai deverão brigar, sem nenhuma surpresa espantosa, pela liderança da competição, que só vai terminar em 2013.

07/10/11 18:05Quito EquadorEquador
X
VenezuelaVenezuela
07/10/11 16:00Montevideo UruguaiUruguai
X
BolíviaBolívia
07/10/11 20:10Buenos Aires ArgentinaArgentina
X
ChileChile
07/10/11 22:15Lima PeruPeru
X
ParaguaiParaguai
11/10/11 17:00La Paz BolíviaBolívia
X
ColômbiaColômbia
11/10/11 19:45Santiago De Chile ChileChile
X
PeruPeru
11/10/11 20:45Asuncion ParaguaiParaguai
X
UruguaiUruguai
11/10/11 21:50Puerto La Cruz VenezuelaVenezuela
 X
Argentina
Argentina

     Fonte: Site FIFA.com

        Após o 15º título da Copa América em julho deste ano, o Uruguai confirmou de vez seu ressurgimento entre as grandes seleções do futebol mundial, e com um elenco mais equilibrado que a "Turminha do Messi", o Uruguai não deverá sofrer para se classificar para o Mundial em terras tupiniquins, ao contrário de 2010, quando a Celeste se classificou para a Copa da África apenas na repescagem contra a Costa Rica. A Argentina também deverá se classificar, mas tem um elenco com o melhor jogador do mundo, Lionel Messi, atacantes de nível um pouco mais baixo, um meio de campo que não joga bem sempre, e um sistema defensivo extremamente fraco, incompatível com uma seleção com a tradição que a Argentina tem. Para as outras duas vagas, se espera que cinco ou seis seleções briguem de maneira incessante para se classificar. Bolívia é "carta fora do baralho", pois só sabe jogar nos 3.600 metros de altitude de La Paz (quando joga), e quando sai de sua capital a tendência é que apanhe sempre. A Venezuela evoluiu muito nos últimos anos, terminou em 4º lugar a última Copa América, mas ainda precisa acertar alguns detalhes na sua estrutura interna de futebol para chegar ao nível de se classificar para o Mundial. Peru, medalha de bronze da Copa América com o artilheiro da competição, Paolo Guerrero, atacante do Hamburgo da Alemanha, promete surpreender, após terem feito a pior campanha das últimas eliminatórias. Quatro seleções terão um fôlego maior para lutar por uma vaga: Chile, Paraguai, Colômbia e Equador. 
        O Chile tem como principais destaques o meio-campista Mati Fernández e o atacante Aléxis Sanchez, recém-contratado pelo Barcelona mas ausente nas primeiras rodadas da competição da FIFA, por estar lesionado. O Paraguai tenta se classificar para sua 5ª Copa do Mundo consecutiva, baseado num elenco com forte consistência na defesa, um meio-campo com jogadores que atuam na rica liga mexicana e em times médios da Europa, e um ataque de jogadores regulares, como Roque Santa Cruz, Nelson Haedo Valez e Lucas Barrios (os dois últimos, campeões alemães pelo Borussia Dortmund na última temporada). A Colômbia busca superar problemas na sua federação e da responsabilidade dos jogadores e dos profissionais da comissão técnica para voltar a uma Copa do Mundo, torneio que não jogam desde 1998, e se destacam no time o lateral Pablo Armero, o meio-campista James Rodríguez e o atacante Falcão Garcia. E o Equador está "correndo por fora", tendo como destaque Luís Antônio Valencia, meia do Manchester United, Edison Mendez, que marcou nas duas únicas participações do Equador em Copas, e o atacante Felipe Caicedo, do PSV Eindhoven, da Holanda.
          Esperamos ver grandes jogos, e que o nível das seleções do futebol mundial volte a crescer, depois de uma Copa do Mundo e uma Copa América cheia de "pisadas na bola" dentro de campo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário