domingo, 12 de agosto de 2012

Após o fim das competições em Londres, os EUA provaram ainda serem a maior potência olímpica do mundo, a Grã-Bretanha usa o "fator-casa" para superar a Rússia e chegar em terceiro lugar, Usain Bolt se confirma como uma lenda viva do atletismo, e o Brasil fez o "esperado", mas dá esperança de que pode se superar no Rio de Janeiro, daqui a quatro anos

       
       Depois de 16 dias de competições, poucas surpresas nas competições dos Jogos Olímpicos em Londres. Dos 204 países que participaram das Olimpíadas, 85 países ganharam pelo menos uma medalha. Entre os atletas que tiveram mais destaque, podemos citar Andy Murray, campeão do torneio de tênis masculino, Usain Bolt repete as três medalhas de ouro que conquistou em Pequim, e tem a chance de superar Carl Lewis como o maior medalhista do atletismo em Olimpíadas daqui a quatro anos, e Michael Phelps se tornou o maior mdalhista olímpico de todos os tempos, com 20 medalhas na natação, superando a ginasta Larisa Latynina, com 18.
       Quanto aos países, os Estados Unidos retomaram o primeiro lugar no evento, após terem perdido o posto para a China 4 anos atrás, em Pequim. A China, na pior das hipóteses, se assegura como a segunda força esportiva do mundo, pois desde Sydney 2000 eles terminam os Jogos, pelo menos, na vice-liderança do quadro de medalha. A Coréia do Sul, em franca ascensão nas competições olímpicas, terminou em quinto lugar, a melhor campanha da sua história, e alguns países da Amériuca do Sul conquistaram resultados marcantes, como o ouro da Colômbia no BMX para mulheres, e o ouro da Venezuela na esgrima, esportes onde estes países, até então, tinham pouca projeção no mundo.
       O Brasil, somando sucessos e fracassos, terminou na 22ª posição geral, mantendo a média dos últimos 30 anos de ficar entre os 25 primeiros colocados. Foram 17 medalhas, sendo 3 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze. Porém, para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, precisa-se de algo mais. Há um projeto já iniciado para que o Brasil termine a próxima edição dos Jogos Olímpicos entre os 10 primeiros colocados. Tem-se que ganhar mais medalhas de ouro para alcançarmos este feito. Mas há esperanças, pois além dos já tradicionais "carros-chefe" do esporte olímpico brasileiro (vôlei, iatismo, judô), percebe-se uma notável evolução em esportes como a natação, atletismo (que embora não tenha ganhado medalhas em Londres, tem revelado muitos jovens de futuro promissor), o boxe ganhou três medalhas, sendo que antes, só tinha conquistado uma medalha para o Brasil em 1968, e no último dia, uma grata surpresa com Yane Marques, ganhando medalha de bronze no pentatlo moderno, um esporte que até pouco tempo, tinha menos de 2000 praticantes no Brasil. Poedmos sim, sonhar com a melhor campanha na nossa história em 2016, na frente da torcida brasileira.
      Londres fica pra história. Que venha Rio 2016!

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário