Após 19 anos, 11 vitórias, 68 pódios e ser o piloto com o maior número de GPs disputados na Fórmula 1, o brasileiro Rubens Barrichello vai competir na Fórmula Indy em 2012, na equipe KV Racing, onde também compete outro brasileiro, Tony Kanaan, que foi campeão da Indy em 2004 e que, segundo Barrichello, convidou Rubinho para competir no automobilismo dos Estados Unidos.
Como o próprio Rubens anunciou na entrevista coletiva de apresentação do carro e do time para esta temporada, ele não está começando do zero. Com 39 anos, este será seu 34º ano competindo como piloto de automóveis, e já construiu alguma fama nos círculos sociais do esporte. Agora, pra ser campeão na Fórmula Indy, ele terá que alterar alguns aspectos de sua pilotagem. Além do carro da categoria norte-americana ser mais rápido, e o volante exigir uma força maior do braço do que na Fórmula 1, Barrichello terá que abandonar um "estilo" de pilotagem que ele sempre utilizou na Fórmula 1: utilizar o mesmo pé (não me lembro qual) para frear e acelerar.
Quando ele começou na Fórmula 1, em 1993, os cockpits não eram feito sob medida para cada piloto. Logo, os pilotos tinham que se "espremer" dentro da célula de sobrevivência para usar os pedais e o câmbio. Hoje, não é mais necessário, pois os assentos respeitam as medidas do piloto a correr naquela máquina. Antes os pilotos não conseguiam utilizar os dois pés. Hoje, eles podem utilizar um pé pra cada pedal, igual nos carros de passeio. Porém, Rubens Barrichello em uma declaração repassada por Galvão Bueno no GP do Brasil em 2009, falou que "ainda prefere" utilizar apenas um dos pés tanto para acelerar quanto pra frear. Não faz ideia dos segundos preciosos que perdeu ao longo da carreira na principal categoria do automobilismo mundial. Ele pode vencer muitas corridas na Indy, mas pra ser decisivo (como não foi nos últimos 19 anos), terá que ter discernimento de onde estavam suas próprias falhas, que o evitaram de conquistar mais triunfos na Fórmula 1.
Rubens Barrichello anuncia sua ida à Fórmula Indy ao lado do amigo e companheiro de time Tony Kanaan (Foto: Carsten Horst). SITE: Globo.com |
A temporada da Indy em 2012 terá 16 corridas. A primeira etapa será no próximo dia 25, nas ruas de Saint Petersburg, a última etapa será no oval do Sul da Califórnia, no dia 15 de setembro, e as corridas são transmitidas no Brasil pela Rede Bandeirantes e pelo canal a cabo Bandsports.
Nenhum comentário:
Postar um comentário