domingo, 21 de agosto de 2011

Uma gota de esperança. Brasil, pentacampeão mundial Sub-20 de futebol

     Em um momento que a seleção principal do Brasil perdeu o crédito e a paixão do torcedor brasileiro, os jovens da seleção sub-20 do Brasil mostraram, na Colômbia, que dá para recuperar o respeito e os tempos de glória que a seleção parece (ou parecia) estar perdendo nos últimos anos. Em um jogo eletrizante, no estádio El Campín, em Bogotá, o Brasil vence a seleção sub-20 de Portugal por 3 a 2, em 120 minutos de jogo.
     Sob forte chuva, o Brasil abriu o placar no início de jogo com um gol contra em cobrança de falta, que acabou sendo atribuído ao meio-campista Oscar. Poucos minutos depois, Portugal empata com um gol de Alex. No segundo tempo, o Brasil passa por um drama com a virada lusitana. Gol de Nélson Oliveira em rápido contra-ataque pela direita, com falha do goleiro brasileiro Gabriel. Aos 33 do segundo tempo, foi a vez do goleiro português Mika (eleito o melhor da competição durante o torneio) falhar. Negueba faz inversão para Dudu, que entrou no lugar do inoperante Phillipe Coutinho. O "coringa" da seleção chuta cruzado, e o guarda-metas português rebate para o meio da área. Oscar pega o rebote e empata para o Brasil: 2 a 2. Isso força a prorrogação. Nos primeiros 15 minutos, Gabriel fez uma defesa crucial em um chute cara-a-cara de Caetano, que tinha entrado no final do tempo normal. Aos seis do segundo tempo da prorrogação, o gol do título verde-amarelo. Oscar cruza na área, erra o cruzamento, mas a bola engana o goleiro Mika, que estava adiantado, e acaba encobrindo o português, confirmando a virada e o título brasileiro. 3 a 2. O atacante brasileiro Henrique foi eleito o melhor jogador do torneio e ganhou a Chuteira de Ouro como goleador.
       Talento o Brasil sempre teve. Mas essa seleção campeã provou que garra, seriedade e vontade de vencer ainda são essenciais para quem quer se afirmar no esporte, não pensando apenas em dinheiro e viajar "a passeio" pela Seleção. Quem sabe podemos ter uma fé maior na seleção Canarinho nas Olimpíadas e nas Copas do Mundo a seguir. Os campeões sub-20 provaram que é possível, e Mano Menezes tem que acordar pra melhorar o time principal do Brasil.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário