quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um poko sobre o hóquei

    Esporte com os primeiros registros com mais de 4000 anos no Egito Antigo, o hóquei é um esporte onde se move um disco (puck) de + ou - 60 cm de diâmetro com um bastão (stick) de + ou - 120 cm de comprimento para se marcar um gol. As suas variações + populares são: hóquei no gelo, hóquei sobre grama e hóquei sobre patins in-line (ou patins de 2 eixos, conhecido como quad).
    O hóquei no gelo é a mais profissional das modalidades do hóquei (provavelmente, a  + popular do mundo tb) tendo a NHL (National Hockey League) como a liga mais rica do mundo, com equipes dos EUA e Canadá e jogadores de várias partes do mundo. Há tb ligas profissionais na Escandinávia e no Leste Europeu, e torneio de seleções em vários níveis, sendo os campeonatos mundiais e o torneio olímpico de inverno os mais importantes.
   O hóquei sobre patins in-line, com exceção de alguns atletas profissionais, é um esporte basicamente amador, com ligas nacionais em vários países, e torneios de seleções nos níveis continental e mundial. Os países de maior tradição são Portugal e ex-colônias, Espanha, Argentina, Itália e Holanda. Foi esporte-exibição nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, na versão quad (2 eixos).
   O hóquei sobre grama, praticamente inexistente no Brasil, é o único ki naum se precisa de um instrumento de locomoção (patins, lâminas de gelo, e até animais) para se mover no campo de jogo. Os atletas jogam 'a pé', e tem como diferença na regra a validação de gols apenas marcados dentro da área do goleiro adversário. Com ídolos nacionais em várias partes do globo, o esporte é disputado nas Olimpíadas desde 1920, e tem como principais potências Índia, Paquistão, Alemanha, Austrália, Argentina, Holanda e Coréia do Sul.


    Kerem saber + sobre o mundo dos esportes, mande um email para: edersonpaiva@gmail.com

    Tb fzmos trabalhos pagos, em caso de pesquisas + elaboradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário