O Campeonato Alemão de Turismo (Deutsche Tourenwagen Masters) começou a ser disutado em 1984, mudou de nome durante um período, quando passou a ser chamado International Touring Car Championship, mas apenas duas edições foram realizadas com este nome. As equipes alegaram na ocasião que os custos seriam muito altos e o retorno financeiro não seria significativo.
Depois de várias reuniões entre empresas importantes do ramo automobilístico, o DTM volta, com mais força que antes, no ano 2000. Algumas corridas acontecem fora da Alemanha, mas a base alemã da competição sempre é mantida.
Utilizando carros de modelo "coupé 2 portas", com chassis produzidos pela Audi, Mercedes e a partir de 2012, também pela BMW, a categoria foi, aos poucos, adquirindo aspectos técnicos de outras categorias do turismo internacional, como a NASCAR e a Super GT japonesa.
Desde 2003, os oito primeiros colocados pontuam no sistema 10-8-6-5-4-3-2-1, e ocorre uma corrida única de, aproximadamente, 170 Km e dois pit-stops obrigatórios por etapa.
Campeões da DTM (Turismo Alemão)
Ano
|
Nome do Campeonato
|
Campeão
|
Vice-campeão
|
3º lugar
| |
1984
|
D.T. Meisterschaft
|
Volker Strycek (GER)
|
Olaf Manthey (GER)
|
Harald Grohs (GER)
| |
1985
|
D.T. Meisterschaft
|
Per Stureson (SUE)
|
Olaf Manthey (GER)
|
Harald Grohs (GER)
| |
1986
|
D.T. Meisterschaft
|
Kurt Thiim (DEN)
|
Volker Weidler (GER)
|
Kurt König (GER)
| |
1987
|
D.T. Meisterschaft
|
Eric Van der Poele (BEL)
|
Manuel Reuter (GER)
|
Marc Hessel (GER)
| |
1988
|
D.T. Meisterschaft
|
Klaus Ludwig (GER)
|
Roland Asch (GER)
|
Armin Hahne (GER)
| |
1989
|
D.T. Meisterschaft
|
Roberto Ravaglia (ITA)
|
Klaus Niedzwiedz (GER)
|
Fabien Giroix (FRA)
| |
1990
|
D.T. Meisterschaft
|
Hans-Joachim Stuck (GER)
|
Johnny Ceccoto (VEN)
|
Kurt Thiim (DEN)
| |
1991
|
D.T. Meisterschaft
|
Frank Biela (GER)
|
Klaus Ludwig (GER)
|
Hans-Joachim Stuck (GER)
| |
1992
|
D.T. Meisterschaft
|
Klaus Ludwig (GER)
|
Kurt Thiim (DEN)
|
Bernd Schneider (GER)
| |
1993
|
D.T. Meisterschaft
|
Nicola Larini (ITA)
|
Roland Asch (GER)
|
Bernd Schneider (GER)
| |
1994
|
D.T. Meisterschaft
|
Klaus Ludwig (GER)
|
Jörg Van Ommen (GER)
|
Nicola Larini (ITA)
| |
1995
|
D.T. Meisterschaft
|
Bernd Schneider (GER)
|
Jörg Van Ommen (GER)
|
Klaus Ludwig (GER)
| |
International Touring Car Series
|
Bernd Schneider (GER)
|
Jan Magnussen (DEN)
|
Dario Franchitti (SCO)
| ||
1996
|
International Touring Car Championship
|
Manuel Reuter (GER)
|
Bernd Schneider (GER)
|
Alessandro Nannini (ITA)
| |
1997-1999
|
DTM/ITCC
|
Não realizado
| |||
2000
|
D. T. Masters
|
Bernd Schneider (GER)
|
Manuel Reuter (GER)
|
Klaus Ludwig (GER)
| |
2001
|
D. T. Masters
|
Bernd Schneider (GER)
|
Uwe Alzen (GER)
|
Peter Dumbrek (SCO)
| |
2002
|
D. T. Masters
|
Laurent Aiello (FRA)
|
Bernd Schneider (GER)
|
Mattias Ekström (SUE)
| |
2003
|
D. T. Masters
|
Bernd Schneider (GER)
|
Christijan Albers (HOL)
|
Marcel Fässler (SUI)
| |
2004
|
D. T. Masters
|
Mattias Ekström (SUE)
|
Gary Paffett (ING)
|
Christijan Albers (HOL)
| |
2005
|
D. T. Masters
|
Gary Paffett (ING)
|
Mattias Ekström (SUE)
|
Tom Kristensen (DEN)
| |
2006
|
D. T. Masters
|
Bernd Schneider (GER)
|
Bruno Spengler (CAN)
|
Tom Kristensen (DEN)
| |
2007
|
D. T. Masters
|
Mattias Ekström (SUE)
|
Bruno Spengler (CAN)
|
Martin Tomczik (GER)
| |
2008
|
D. T. Masters
|
Timo Scheider (GER)
|
Paul di Resta (SCO)
|
Mattias Ekström (SUE)
| |
2009
|
D. T. Masters
|
Timo Scheider (GER)
|
Gary Paffett (ING)
|
Paul di Resta (SCO)
| |
2010
|
D. T. Masters
|
Paul di Resta (SCO)
|
Gary Paffett (ING)
|
Bruno Spengler (CAN)
| |
2011
|
D. T. Masters
|
Martin Tomczik (GER)
|
Mattias Ekström (SUE)
|
Bruno Spengler (CAN)
| |
Uma mudança na categoria, nos últimos anos, é a grande presença de pilotos jovens que ingressam na categoria, alguns se tornam campeões, e usam a fama na DTM como " plataforma" para alcançar categorias maiores e de maior prestígio no automobilismo, tanto dentro como fora da Europa. Como exemplos, os escoceses Dario Franchitti, tetracampeão da Formula Indy, nos EUA, e Paul di Resta, campeão alemão de carros de turismo em 2010, e hoje, piloto de Formula 1.
O DTM é transmitido no Brasil pelo canal a cabo Speed Channel, e há reprises das corridas caso as pessoas queiram gravar posteriormente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário