No próximo domingo, dia 27, acontecerá o já tradicional GP do Brasil do Fórmula 1, em Interlagos, São Paulo, com Sebastian Vettel, alemão da RBR, campeão antecipado e como última esperança de pódio para o Brasil, cujos pilotos tiveram um dos seus piores desempenhos na história da categoria (nenhum pódio para o país até agora).
Com o título de Vettel este ano, Alemanha e Inglaterra empatam em número de conquistas (9 títulos). O Brasil possui 8, mas o último foi em 1991, com Ayrton Senna. Argentina (todos com Juan Manuel Fangio) e Escócia vêm em seguida, com 5, e Austrália, Áustria e França possuem 4. Individualmente, o maior campeão é o alemão Michael Schumacher, com sete títulos. Entre 1994 e 2004, "Schumi" ganhou dois títulos com a equipe Benetton e cinco títulos em seqüência com a Ferrari, fazendo da famosa marca italiana a maior campeã da categoria.
CAMPEÕES MUNDIAIS DE FÓRMULA 1
Ano
|
Piloto
|
País
|
Equipe
|
1950
|
Giuseppe Farina
|
Itália
|
Alfa Romeo
|
1951
|
Juan Manuel Fangio
|
Argentina
|
Alfa Romeo
|
1952
|
Alberto Ascari
|
Itália
|
Ferrari
|
1953
|
Alberto Ascari
|
Itália
|
Ferrari
|
1954
|
Juan Manuel Fangio
|
Argentina
|
Mercedes-Maserati
|
1955
|
Juan Manuel Fangio
|
Argentina
|
Mercedes
|
1956
|
Juan Manuel Fangio
|
Argentina
|
Lancia-Ferrari
|
1957
|
Juan Manuel Fangio
|
Argentina
|
Maserati
|
1958
|
Mike Hawthorn
|
Inglaterra
|
Ferrari
|
1959
|
Jack Brabham
|
Austrália
|
Cooper
|
1960
|
Jack Brabham
|
Austrália
|
Cooper
|
1961
|
Phil Hill
|
EUA
|
Ferrari
|
1962
|
Graham Hill
|
Inglaterra
|
BRM
|
1963
|
Jim Clark
|
Escócia
|
Lotus
|
1964
|
John Surtees
|
Inglaterra
|
Ferrari
|
1965
|
Jim Clark
|
Escócia
|
Lotus
|
1966
|
Jack Brabham
|
Austrália
|
Brabham
|
1967
|
Denny Hulmet
|
Nova Zelândia
|
Brabham
|
1968
|
Graham Hill
|
Inglaterra
|
Lotus
|
1969
|
Jackie Stewart
|
Escócia
|
Matra
|
1970
|
Jochen Rindt
|
Áustria
|
Lotus
|
1971
|
Jackie Stewart
|
Escócia
|
Tyrrell
|
1972
|
Emerson Fittipaldi
|
Brasil
|
Lotus
|
1973
|
Jackie Stewart
|
Escócia
|
Tyrrell
|
1974
|
Emerson Fittipaldi
|
Brasil
|
McLaren
|
1975
|
Niki Lauda
|
Áustria
|
Ferrari
|
1976
|
James Hunt
|
Inglaterra
|
McLaren
|
1977
|
Niki Lauda
|
Áustria
|
Ferrari
|
1978
|
Mario Andretti
|
EUA
|
Lotus
|
1979
|
Jody Scheckter
|
África do Sul
|
Ferrari
|
1980
|
Alan Jones
|
Austrália
|
Williams
|
1981
|
Nelson Piquet
|
Brasil
|
Brabham
|
1982
|
Keke Rosberg
|
Finlândia
|
Williams
|
1983
|
Nelson Piquet
|
Brasil
|
Brabham
|
1984
|
Niki Lauda
|
Áustria
|
McLaren
|
1985
|
Alain Prost
|
França
|
McLaren
|
1986
|
Alain Prost
|
França
|
McLaren
|
1987
|
Nelson Piquet
|
Brasil
|
Williams
|
1988
|
Ayrton Senna
|
Brasil
|
McLaren
|
1989
|
Alain Prost
|
França
|
McLaren
|
1990
|
Ayrton Senna
|
Brasil
|
McLaren
|
1991
|
Ayrton Senna
|
Brasil
|
McLaren
|
1992
|
Nigel Mansell
|
Inglaterra
|
Williams
|
1993
|
Alain Prost
|
França
|
Williams
|
1994
|
Michael Schumacher
|
Alemanha
|
Benetton
|
1995
|
Michael Schumacher
|
Alemanha
|
Benetton
|
1996
|
Damon Hill
|
Inglaterra
|
Williams
|
1997
|
Jacques Villeneuve
|
Canadá
|
Williams
|
1998
|
Mika Hakkinen
|
Finlândia
|
McLaren
|
1999
|
Mika Hakkinen
|
Finlândia
|
McLaren
|
2000
|
Michael Schumacher
|
Alemanha
|
Ferrari
|
2001
|
Michael Schumacher
|
Alemanha
|
Ferrari
|
2002
|
Michael Schumacher
|
Alemanha
|
Ferrari
|
2003
|
Michael Schumacher
|
Alemanha
|
Ferrari
|
2004
|
Michael Schumacher
|
Alemanha
|
Ferrari
|
2005
|
Fernando Alonso
|
Espanha
|
Renault
|
2006
|
Fernando Alonso
|
Espanha
|
Renault
|
2007
|
Kimi Raikkonen
|
Finlândia
|
Ferrari
|
2008
|
Lewis Hamilton
|
Inglaterra
|
McLaren
|
2009
|
Jenson Button
|
Inglaterra
|
Brawn
|
2010
|
Sebastian Vettel
|
Alemanha
|
RBR Team
|
2011
|
Sebastian Vettel
|
Alemanha
|
RBR Team
|
O ano de 2011, com o bicampeonato de Sebastian Vettel, por uma equipe que divulga uma marca de bebidas energéticas mostra uma mudança na maneira de se dirigir a categoria, e dizer quem prevalece. Enquanto grandes montadoras de automóveis estão desistindo da categoria por falta de dinheiro (como a Toyota, Jaguar, e mais antigamente, Peugeot) novas estratégias de marketing de de atração de investimento por empresas de outros ramos, começam a vencer corridas e títulos em um dos campeonatos esportivos mais caros do mundo. A RBR significa Reb Bull Racing (Red Bull é uma famosa marca de bebidas energéticas cujo slogan é 'Red Bull te dá asas'), e mostra que não é só dinheiro ou um logotipo importante e respeitado que lhe garante sucesso no esporte, mas sim, a maneira como os recursos e a competição em si é encarada. Ou seja, tudo ainda pode acontecer, inclusive o fim dos "impérios indestrutíveis". Ainda bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário