domingo, 27 de novembro de 2011

Quem será o campeão: Corinthians ou Vasco da Gama?

      Faltando apenas uma rodada para o fim do Brasileirão, dois times sobraram na disputa pela cobiçada "Taça de Bolinhas", Corinthians e Vasco da Gama. E as brigas tanto por Libertadores quanto pela fuga do rebaixamento também continuam eletrizantes até o fim do campeonato.
       Começando por baixo, o América-MG, mesmo rebaixado, está deixando a Série A de maneira decente, e ainda complicou seriamente a vida do Atlético-PR, que briga pra evitar o rebaixamento. Venceu por 2 a 1 em Uberlândia, e prova que tem bons jogadores, até mesmo, para reforçar times da Primeira Divisão ano que vem, ou trazer o América-MG de volta à elite. O Furacão terá que vencer o clássico estadual contra o Coritiba na Arena da Baixada para não ser rebaixado para a Segunda Divisão. Ceará e Cruzeiro fizeram um confronto direto dramático (e muito bom) no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O jogo acabou 2 a 2, e vão para jogos de "vida ou morte", com o Vozão do Nordeste enfrentando o Bahia, que escapou de vez do rebaixamento com o empate diante do Santos na Vila Belmiro, e a Raposa, último time fora da zona de rebaixamento, enfrentará o Atlético-MG no interior do estado no clássico de BH. O Atlético-MG se livrou de vez do rebaixamento com uma estonteante vitória de 4 a 0 sobre o Botafogo, mas pode levar força máxima para levar o maior rival para a Segunda Divisão. O mando de campo é do time azul celeste, que nunca foi rebaixamento de divisão no futebol brasileiro. 
        Agora, na briga pelo G-5, o Coritiba, sem fazer alarde ou sobressaltos, vence o já rebaixado em último lugar Avaí no Couto Pereira, por 1 a 0, e ultrapassou quatro clubes de uma vez só faltando uma única rodada para o término da competição. Tem 57 pontos, mas uma vitória a mais que Internacional e Figueirense na busca por esta conquista. E se pensar que ano passado eles estavam na Série B... O Internacional perdeu para o Flamengo por 1 a 0, gol de Ronaldinho em uma falha absurda de Rodrigo Moledo no primeiro tempo. O Rubro-negro carioca está em 4° lugar, com 60 pontos e só uma catástrofe faz o clube do Urubu perder a vaga para a "elite continental" do ano que vem. Figueirense e São Paulo perderam por 1 a 0 para Corinthians e Palmeiras, respectivamente, e não dependem mais apenas de si próprios para jogarem a Libertadores. O Botafogo, após a "porrada" que levou hoje, só depende de um, ou melhor, quatro milagres para voltar a disputar a Libertadores, torneio do qual está ausente desde 1996. Têm que vencer o Fluminense, que perdeu pro Vasco, mas já está na Libertadores, e ainda torcer contra Coritiba, Internacional, Figueirense e São Paulo ao mesmo tempo.
      Agora, a briga pelo título. O Corinthians, com gol de Liédson, seria campeão em Florianópolis, se não fosse o gol de Bernardo aos 45 minutos do segundo tempo, mantendo o Vasco da Gama a apenas dois pontos do líder Timão, e uma vitória no Flamengo, domingo que vem, aliada a uma derrota do Corinthians no clássico contra o Palmeiras dá o título brasileiro ao Time da Colina, que já ganhou a Copa do Brasil este ano. 

Bernardo comemora gol do Vasco contra o Fluminense (Foto: Divulgação / Site Oficial do Vasco)
Bernardo comemora segundo gol do Vasco sobre o Fluminense. Isso adia uma "provável" festa do Corinthians para o próximo domingo. (Foto: Divulgação / Site Oficial do Vasco).
SITE: Globo.com

        Após o fim do campeonato, no próximo domingo, terá a festa de permiação para os melhores jogadores em cada posição (time do campeonato), o Craque da Galera (votação por parte dos internautas), artilheiro, e o melhor jogador do torneio. A celebração será na segunda-feira após a última rodada, dia 5, e o O Vasco da Gama é o time com mais indicações (7 jogadores, incluindo o zagueiro Dedé como o Craque da Galera). Corinthians e Botafogo estão com 6 jogadores concorrendo a algum prêmio, e o Figueirense recebeu 5 indicações. Outros nove clubes receberam, pelo menos, uma indicação.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Santos é campeão da Liga Futsal 2011. É o primeiro título do estado de São Paulo na competição

      Em outro jogo aberto e cheio de alternativas, e sem dois dos seus principais jogadores (Falcão e Jackson), o Santos reverte a vantagem do empate que a equipe gaúcha do Carlos Barbosa tinha do primeiro jogo, e quebra um tabu para o futsal paulista. É o primeiro título do estado na Liga Futsal, que foi oficializada a partir de 1996.
      O Santos abriu o placar no início do primeiro tempo. Em jogada ensaiada na cobrança de falta, Neto abre o placar pro Peixe. 1 a 0 Santos, para delírio de uma lotada Arena Santos. No final do primeiro tempo, a defesa santista deu bobeira, e Sinoé empata para o time da Serra Gaúcha. 1 a 1.
      No segundo tempo, Pixote faz o segundo gol, após uma grande insistência do time santista, pois Lavoisier atuou muito bem. Rodrigo ainda empatou com um forte chute de fora da área. Mas faltando quatro minutos para o fim do jogo, o goleiro-linha do Santos chutou, Lavoisier deu rebote, e Deives marcou o gol que forçou a prorrogação. Na prorrogação, não houve gols, apesar da vontade dos dois times. O jogo foi para os pênaltis.
      Nos pênaltis, cada time perdeu uma cobrança, e nas alternadas, o desempate acabou 7 a 6 para o Santos. O goleiro reserva Paulo Vítor entrou no lugar do goleiro da Seleção brasileira Djony, e defendeu a última cobrança, dando o título para o time do Santos, que disputou o torneio pela primeira vez na sua história. E se pensar que muitos craques do futebol de campo do Santos migraram do futsal, como Robinho, Neymar, Ganso e o já aposentado Robert...

Torcida santista invade a quadra após a conquista do título brasileiro de futsal. SITE: FutsaldoBrasil.com


A little bit about Rugby

     One of the most popular sports on TV audience in the world, rugby has some similarities with football (soccer in some other lands). The jerseys, shorts and stocks are quite similar, it's played in an outdoor fray, and you have to "domain territory" to achieve your goals (the main scoring moment in a rugby is called TRY - 5 points). But the differences are notorious, indeed in the players' behaviour to the referee during a match, with the captain always being very polite towards him.
     The players use the hands to hold the ball and are just allowed to pass the ball to a teammate backwards or sidewards. And there's a bow in both extremes of the pitch where the player tries to shoot the ball inside the angle, be in a penalty after the opponent's foul, or after a try as a bonus to score two more points for his team. If a player wants to pass forwards, he has to kick the ball, and the teammate to grab this one cannot be in front of the ball line, because he will be ruled off-side. The match lasts 80 minutes plus injury time according to the referee's criteira and the match development (two 40-minute half-times). The main objective is the trespassing of the final line of the opponent team with one of the players holding the ball (the already mentioned "try"), that brings five points for the scorers, plus a 2-point bonus if the kicker converts a shot into the bow after the maxim moment. The conversion happens when the player kicks the ball in to the target with the play going on (drop goal) or in a penalty against their opponents, both bringing 3 points for the team.
      This sport can be practiced on a lawn pitch or on the sand (beach rugby, played in some coastal cities in the world) and the modalities are 15-a-side or 7-a-side, this last one going to be olympic sport in Rio de Janeiro Olympic Games, in 2016. By far, the 15-a-side competition is more professional, attractive and successful than the future olympic event.
      The main institution that coordenates, organizes and makes the rules of the game in the world is the International Rugby Union (IRB), composed by 114 countries as members, and they are the "copyrighters" of the main tournament of this sport: the RWC (Rugby World Cup) played for 20 national teams in each four years since 1987. The last edition was in New Zealand, 2011, and the hosts were the champions for the second time, beating France in the final match. There's also female rugby tournaments, indeed a world cup, and New Zealand won the latest four female editions of the RWC.

The captain of NZ rugby team, the "All-Blacks", holding the Webb Ellis Trophy as the new World Champions. SITE: Daily  Record
(dailyrecord.co.uk)

       The most traditional countries in this sport are Australia, New Zealand, South Africa, France and England. Eire and Ulster compete as one only team (Ireland), Argentina are supreme in the Americas, Japan in Asia, and almost all the countries in Oceania adopted rugby as their most popular sport.
       The next RWC will be in England, in 2015, and Japan, four years later.

RUGBY WORLD CHAMPIONS

     Year
Host Country(ies)
Champions
Runners-Up
1987
Australia/New Zealand
New Zealand
France
1991
England/France/Ireland/Scotland/Wales
Australia
England
1995
South Africa
South Africa
New Zealand
1999
Wales
Australia
France
2003
Australia
England
Australia
2007
France
South Africa
England
2011
New Zealand
New Zealand
France

domingo, 20 de novembro de 2011

Só três pra brigarem pelo título: Corinthians, Vasco e Fluminense. Fogão e Mengo decepcionam

     Faltando duas rodadas para o final do Brasileirão, dois times já estão rebaixados (na verdade, demoraram bastante pra cair), América-MG e Avaí. E três se garantiram na Taça Libertadores, os postulantes ao título Vasco da Gama, Corinthians e Fluminense. E ainda têm seis clubes brigando pelas duas vagas restantes para a principal competição do continente (o que garante uma 'turbinada' receita para os clubes para o ano que vem), Internacional, Figueirense, Flamengo, São Paulo, Botafogo e Coritiba.
     Os grandes destaques positivos da rodada foram o Internacional, que na reta final, embala e chega à 4ª colocação após a vitória sobre um bagunçado e esmurecido Botafogo por 2 a 1 em pleno Engenhão, e para o Fluminense. Em confronto direto, o Tricolor Carioca venceu o Figueirense em pleno estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, por um imponente 4 a 0, todos os gols no segundo tempo e direito a um hat-trick de Fred. Com os três gols deste centroavante fora de série. o Fluminense se garante, pelo menos, na Libertadores do ano que vem e mantém as chances de ser campeão, e o craque tricolor, que é da seleção brasileira, chega a 20 gols na competição, apenas três a menos que o artilheiro Borges, do Santos, faltando duas rodadas para o fim do torneio.

Fred comemora um dos gols contra o Figueirense (Foto: Cristiano Andujar/Photocamera)
Fred comemora um dos gols contra o Figueirense. Fluminense possui a melhor campanha do returno do Campeonato Brasileiro(Foto: Cristiano Andujar/Photocamera). SITE: Globo.com
       
        Além do Botafogo, que terá que fazer "milagre" para voltar ao G-5, a grande decepção desta rodada foi o Flamengo, que empatou sem gols contra o Atlético-GO, no Serra Dourada, em Goiânia, num jogo em que os dois times dominaram, cada um, um tempo, mas não chegaram a lugar nenhum. O Flamengo sai do grupo de classificação pra Libertadores, e o Atlético-GO ainda não se livrou completamente do rebaixamento.
     
      Domingo que vem, ocorrerão todos os 10 jogos da 37ª e penúltima rodada da 1ª divisão do futebol do país. Os jogos serão às 17 hs, e se o Corinthians vencer o Figueirense em Floripa, e o Vasco não vencer o clássico contra o rival direto Fluminense, o Corinthians se consagra campeão brasileiro com uma rodada de antecedência. Quem sabe não acontece mais uma "doideira" neste campeonato, que já é o mais equilibrado Campeonato Brasileiro da era dos pontos corridos.  

Campeões Mundiais de Fórmula 1

     No próximo domingo, dia 27, acontecerá o já tradicional GP do Brasil do Fórmula 1, em Interlagos, São Paulo, com Sebastian Vettel, alemão da RBR, campeão antecipado e como última esperança de pódio para o Brasil, cujos pilotos tiveram um dos seus piores desempenhos na história da categoria (nenhum pódio para o país até agora).
     Com o título de Vettel este ano, Alemanha e Inglaterra empatam em número de conquistas (9 títulos). O Brasil possui 8, mas o último foi em 1991, com Ayrton Senna. Argentina (todos com Juan Manuel Fangio) e Escócia vêm em seguida, com 5, e Austrália, Áustria e França possuem 4. Individualmente, o maior campeão é o alemão Michael Schumacher, com sete títulos. Entre 1994 e 2004, "Schumi" ganhou dois títulos com a equipe Benetton e cinco títulos em seqüência com a Ferrari, fazendo da famosa marca italiana a maior campeã da categoria.

CAMPEÕES MUNDIAIS DE FÓRMULA 1

     Ano
Piloto
País
Equipe
1950
Giuseppe Farina
Itália
Alfa Romeo
1951
Juan Manuel Fangio
Argentina
Alfa Romeo
1952
Alberto Ascari
Itália
Ferrari
1953
Alberto Ascari
Itália
Ferrari
1954
Juan Manuel Fangio
Argentina
Mercedes-Maserati
1955
Juan Manuel Fangio
Argentina
Mercedes
1956
Juan Manuel Fangio
Argentina
Lancia-Ferrari
1957
Juan Manuel Fangio
Argentina
Maserati
1958
Mike Hawthorn
Inglaterra
Ferrari
1959
Jack Brabham
Austrália
Cooper
1960
Jack Brabham
Austrália
Cooper
1961
Phil Hill
EUA
Ferrari
1962
Graham Hill
Inglaterra
BRM
1963
Jim Clark
Escócia
Lotus
1964
John Surtees
Inglaterra
Ferrari
1965
Jim Clark
Escócia
Lotus
1966
Jack Brabham
Austrália
Brabham
1967
Denny Hulmet
Nova Zelândia
Brabham
1968
Graham Hill
Inglaterra
Lotus
1969
Jackie Stewart
Escócia
Matra
1970
Jochen Rindt
Áustria
Lotus
1971
Jackie Stewart
Escócia
Tyrrell
1972
Emerson Fittipaldi
Brasil
Lotus
1973
Jackie Stewart
Escócia
Tyrrell
1974
Emerson Fittipaldi
Brasil
McLaren
1975
Niki Lauda
Áustria
Ferrari
1976
James Hunt
Inglaterra
McLaren
1977
Niki Lauda
Áustria
Ferrari
1978
Mario Andretti
EUA
Lotus
1979
Jody Scheckter
África do Sul
Ferrari
1980
Alan Jones
Austrália
Williams
1981
Nelson Piquet
Brasil
Brabham
1982
Keke Rosberg
Finlândia
Williams
1983
Nelson Piquet
Brasil
Brabham
1984
Niki Lauda
Áustria
McLaren
1985
Alain Prost
França
McLaren
1986
Alain Prost
França
McLaren
1987
Nelson Piquet
Brasil
Williams
1988
Ayrton Senna
Brasil
McLaren
1989
Alain Prost
França
McLaren
1990
Ayrton Senna
Brasil
McLaren
1991
Ayrton Senna
Brasil
McLaren
1992
Nigel Mansell
Inglaterra
Williams
1993
Alain Prost
França
Williams
1994
Michael Schumacher
Alemanha
Benetton
1995
Michael Schumacher
Alemanha
Benetton
1996
Damon Hill
Inglaterra
Williams
1997
Jacques Villeneuve
Canadá
Williams
1998
Mika Hakkinen
Finlândia
McLaren
1999
Mika Hakkinen
Finlândia
McLaren
2000
Michael Schumacher
Alemanha
Ferrari
2001
Michael Schumacher
Alemanha
Ferrari
2002
Michael Schumacher
Alemanha
Ferrari
2003
Michael Schumacher
Alemanha
Ferrari
2004
Michael Schumacher
Alemanha
Ferrari
2005
Fernando Alonso
Espanha
Renault
2006
Fernando Alonso
Espanha
Renault
2007
Kimi Raikkonen
Finlândia
Ferrari
2008
Lewis Hamilton
Inglaterra
McLaren
2009
Jenson Button
Inglaterra
Brawn
2010
Sebastian Vettel
Alemanha
RBR Team
2011
Sebastian Vettel
Alemanha
RBR Team

     
       O ano de 2011, com o bicampeonato de Sebastian Vettel, por uma equipe que divulga uma marca de bebidas energéticas mostra uma mudança na maneira de se dirigir a categoria, e dizer quem prevalece. Enquanto grandes montadoras de automóveis estão desistindo da categoria por falta de dinheiro (como a Toyota, Jaguar, e mais antigamente, Peugeot) novas estratégias de marketing de de atração de investimento por empresas de outros ramos, começam a vencer corridas e títulos em um dos campeonatos esportivos mais caros do mundo. A RBR significa Reb Bull Racing (Red Bull é uma famosa marca de bebidas energéticas cujo slogan é 'Red Bull te dá asas'), e mostra que não é só dinheiro ou um logotipo importante e respeitado que lhe garante sucesso no esporte, mas sim, a maneira como os recursos e a competição em si é encarada. Ou seja, tudo ainda pode acontecer, inclusive o fim dos "impérios indestrutíveis". Ainda bem.