sábado, 30 de junho de 2012

A Associação Carlos Barbosa é bicampeã mundial de futsal. O time venceu o Inter Movistar da Espanha por 4 a 1, jogando na Serra Gaúcha, etraz de volta o título para o salonismo brasileiro. O destaque do jogo foi o ala e capitão do time Rodrigo, "o torpedo humano"

Associação Carlos Barbosa de Futsal (distintivo). A equipe é uma das mais tradicionais do futsal brasileiro, e a cidade que tem o mesmo nome possui um pouco menos de 30 000 habitantes. (Fonte: FutsaldoBrasil.com)

         Em um início avassalador e "furioso", Carlos Barbosa fez 3 a 0 em menos de dez minutos de jogo contra o Inter da Espanha, e o time espanhol, pentacampeão mundial, não esperava que, jogando no lotado Centro de Eventos da cidade de Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, com o apoio de uma apaixonada torcida, fosse ser encurralado desde o início do jogo. Os três primeiros gols foram de Thiaguinho, Rodrigo e Poletto. Ortiz diminuiu para o time espanhol, ainda no primeiro tempo.
         No segundo tempo, o Inter da Espanha, com um elenco cheio de brasileiros, fez uma "blitz" contra o time brasileiro na segunda etapa, chegando a meter uma bola na trave. O goleiro do time gaúcho Rennan fez várias defesas difíceis ao longo do jogo, e numa tabelinha com Marcênio, Rodrigo marca 4 a 1 nos minutos finais, decidindo o título da Copa Intercontinental a favor da "potência laranja" do futsal brasileiro. É o único time do futsal nacional a conquistar o torneio até hoje. A competição é disputada desde 2004.
Jogadores do Carlos Barbosa comemoram gol Copa Intercontinental de futsal  (Foto: Renato Zaro/ACBF)
Jogadores do Carlos Barbosa comemoram um
dos gols na decisão (Foto: Renato Zaro/ACBF). SITE: Globo.com

          Muitos dos jogadores que conquistaram este título pela Associação Carlos Barbosa de Futsal (e porque não, do Inter Movistar) deverão defender o Brasil na Copa do Mundo de Futsal em novembro, na Tailândia.

Amanhã, será a final da Eurocopa 2012, em Kiev, Ucrânia. Espanha x Itália se enfrentam, e não há favoritos

      Embora a Espanha ostente hoje o título de "país do futebol", por conta de sua seleção ter conquistado as últimas Copa do Mundo e Eurocopa e ter, talvez, a principal liga nacional de futebol no mundo atualmente, seria um risco muito grande dizer que, para a decisão de amanhã, a "Fúria" é a favorita diante da Itália.
       As duas seleções já se enfrentaram na primeira fase, em jogo pelo Grupo C (acabou empatado em 1 a 1), e em nenhum momento na Eurocopa, desde então, a Espanha mostrou aquele futebol objetivo e atraente que fez dela a principal seleção do mundo hoje. A Itália, que chegou desacreditada à competição no Leste Europeu, jogou um futebol "sem inventar", com jogadores bem veteranos no time, como o goleiro Buffon, Andrea Pirlo, Di Natale, Chiellini, e o jovem atacante Mário Balotelli, jogou um futebol pragmático, venceu uma das favoritas ao título, a Alemanha, sem perder o controle do jogo, e aproveitando a inoperância espanhola, especialmente no ataque durante esta edição da UEFA Euro, pode ser que o time da "Velha Bota" surpreenda e vença esta competição pela segunda vez em sua história.
Espanha comemorando a sofrida classificação diante de Portugal nos pênaltis, na última quarta-feira, em Donetsk (Foto: Getty Images. SITE: UEFA.com)

         A Espanha, atual campeã, tenta ser a primeira seleção da história a conquistar a Eurocopa duas vezes consecutivas, e ainda se igualar com a Alemanha como as maiores campeãs do torneio. Porém, terá que apresentar um futebol melhor do que foi apresentado no torneio, até aqui. Apesar de já ter vencido bem a limitada Irlanda (4 a 0) e ter feito 2 a 0 na França, cheia de desavenças e problemas internos, a Espanha se ressente da falta de um "homem-gol" para concluir os ataques, armados pelo melhor sistema de meio-campo do mundo. O técnico espanhol só chamou três atacantes do ofício para o torneio (Fernando Torres, Negredo e Llorente), e nenhum deles ainda correspondeu o esperado nesta competição. O que se espera é que o entrosamento da melhor seleção do futebol mundial hoje, aliado a ao talento individual de alguns jogadores, como Xavi, Iniesta e Cesc Fábregas, possa encerrar as contestações dando este título que seria histórico para a Espanha.
Mário Balotteli, abraçado pelos companheiros de time após um dos gols contra a Alemanha, nas semifinais (Foto: Getty Images. SITE: UEFA.com)

          O jogo será às 15 h 45 min (horário de Brasília), e ocorrerá no estádio olímpico de Kiev, e será transmitida ao vivo pelo canal SporTV, Rede Globo e Rede Bandeirantes. Façam suas apostas! 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Miami Heat vence o Oklahoma City Thunder, em um "jogo de um time só", e conquista o título da NBA 2011/2012. LeBron James foi o MVP da temporada

    
     Em um jogo que ocorreu em Miami, no American Airlines Arena, o Miami Heat entrou decidido a fazer história já esta noite, e contra um abatido grupo do Oklahoma City Thunder, fez 121 a 106 sem grandes sofrimentos. LeBron James, emocionado, saiu de quadra faltando mais de três minutos para acabar o jogo, junto com o armador Dwayne Wade, e ambos foram ovacionados pelos torcedores que, vestidos a caráter com as cores do time, deram um espetáculo à parte no ginásio em Miami. 
     Abaixo está o link com os melhores momentos do jogo (em inglês):


    Enquanto no time derotado, Kevin Durant marcou um "duplo-duplo", com 32 pontos e 11 rebotes, LeBron James, o melhor jogador da temporada, fez "barba, cabelo e bigode", marcando um "triplo-duplo", com 26 pontos, 13 assistências e 11 rebotes.
LeBron James, levantando a taça de campeão da NBA, além de prêmio de MVP do play-off final, calando a boca dos críticos (Foto: NBA.com)



quarta-feira, 20 de junho de 2012

Miami Heat a uma vitória do título da NBA em 2012. LeBron James teve atuação heroica, especialmente depois de ter jogado lesionado no 4º período. Mario Chalmers foi o "homem do jogo", aparecendo bem nas horas mais decisivas do jogo

      O Miami Heat botou "uma mão na taça" com a 3ª vitória na série de 7 jogos contra o Oklahoma City Thunder, e LeBron James, mesmo jogando os últimos minutos machucado, marcou um "duplo-duplo", com 26 pontos e 12 assistências. E o time da Flórida ainda teve Mario Chalmers e Dwyane Wade marcando 25 pontos cada um. No time de Oklahoma, mais da metade dos pontos foi marcada pela dupla Russell Westbrook & Kevin Durant. O armador marcou 43 pontos (cestinha do jogo), e o atacante marcou 28 pontos, total 71 pontos. O jogo acabou 104 a 98 para os Heat.

     Eis abaixo o link com o vídeo contendo os melhores momentos do jogo (em inglês):


     Amanhã, ocorrerá o jogo 5 da série, no Chesapeake Arena, em Oklahoma City. Se o Miami Heat vencer, será o campeão da NBA na temporada 2011/2012, e será a consagração "plena" de LeBron James, pois pode conquistar o único (e mais importante título) que ele ainda não ganhou na sua brilhante carreira.
Dwyane Wade comemorando com a torcida local a vitória emocionante sobre a equipe campeã da conferência oeste (Foto: NBA.com)


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Miami Heat vence o segundo jogo das finais da NBA contra o Oklahoma City Thunder, e quebra mando de quadra do rival. Chris Bosh foi o grande destaque do jogo

     Em um jogo onde a equipe de LeBron James liderou do início ao fim, em pleno Chesapeake Energy Arena, em Oklahoma City, o Miami Heat conseguiu uma vantagem importante ao reverter o fato de ter uma partida a menos na final em "melhor de 7 jogos". O jogo terminou 100 a 96 pra Miami, e se a equipe da Flórida vencer todos os jogos da série em casa, no ginásio American Airlines Arena, até o fim da série, conquista o título da NBA 2012.
Chris Bosh foi o principal nome do 2º jogo da final da NBA contra o Oklahoma City Thunder. Não foi o cestinha, mas foi o único jogador a marcar um double-double , com 15 rebotes e 16 pontos. (Foto: Google Images)

      Entre os maiores pontuadores do jogo, ficaram as estrelas LeBron James (do time do leste) e Kevin Durant (do time do oeste), ambos com 32 pontos. Todos os jogadores que entraram em quadra pelo Miami marcaram pelo menos 2 pontos, o que não ocorreu com o time de Oklahoma City, e o time vencedor utilizou nove jogadores em quadra, contra oito utilizados pelo time do deserto central norte-americano. A próxima partida dos play-offs será domingo, dia 17, em Miami.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Alemanha vence Holanda por 2 a 1 e só precisa de um empate para se classificar para as quartas-de-final da Eurocopa

      Na cidade de Kharkiv (o jogo entre Dinamarca x Portugal foi em Lviv), a Alemanha venceu a Holanda com dois gols de Mário Gomez, artilheiro do campeonato alemão na última temporada, e artilheiro provisório da Eurocopa ao lado do russo Dzagoev, ainda no primeiro tempo. Robin Van Persie, artilheiro do campeonato inglês, descontou para o time da Holanda, que agora precisa vencer Portugal e torcer por uma vitória alemã sobre a Dinamarca para tentar uma eventual vaga em 2º lugar no grupo.

Mario Gomez (Germany)
Mario Gomez, o "homem-gol" da seleção alemã na UEFA Euro 2012 (Foto: UEFA.com)


Em um jogo onde Cristiano Ronaldo perdeu inúmeros gols, Silvestre Varela dá vitória aos portugueses aos 41 minutos do 2º tempo por 3 a 2 sobre a Dinamarca

      Na segunda rodada pelo Grupo B da Eurocopa, a seleção de Portugal venceu a Dinamarca por 3 a 2 na cidade de Kharkiv, na Ucrânia. Os portugueses pareciam que iriam atropelar. Tomaram a iniciativa a maior parte do jogo, marcaram o primeiro gol com Pepe, após escanteio batido por João Moutinho, e depois com Hélder Postiga, após cruzamento de Nani pelo lado direito. Só que a partir daí, Cristiano Ronaldo provou, mais uma vez, não ser o mesmo goleador que é no Real Madrid, onde a cada ano ele bate um recorde de gols diferente.
      Perdeu gols na entrada da área, em chutes cruzados, na cara do goleiro... enfim, dava pra Portugal ter goleado os escandinavos se não fosse a inoperância do astro lusitano. Ainda no primeiro tempo, Bendtner empatou após um passe de cabeça de Krohn-Dehli, que tirou o goleiro português da jogada.

Foto do gol que Cristiano Ronaldo perdeu na cara do goleiro Andersen, indicando a distância, antes do empate dinamarquês (Foto: Globo.com)

       Depois do gol perdido por CR7 no lance da foto acima, Bendtner empatou para a Dinamarca. A sorte do goleador "do Real Madrid" foi que Varela recebeu cruzamento pela esquerda, e fuzilou a meta dinamarquesa, aos 42 minutos do segundo tempo, dando a vitória aos portugueses, mantendo-os vivos na briga por uma vaga às 4ªs de final da Eurocopa 2012.
varela portugal x Dinamarca (Foto: Getty Images)
Com gol no final, Varela garante vitória heroica diante da Dinamarca (Foto: Getty Images) SITE: Globo.com

       Neste momento, jogam pelo mesmo grupo Holanda e Alemanha. Independentemente do que ocorrer neste grupo, todas as seleções terão chances de se classificar na última rodada do "Grupo da Morte", que acontecerá domingo, com as duas partidas sendo simultâneas. 

Oklahoma City Thunder vence o Miami Heat por 105 a 94 no 1º jogo das finais da temporada 2011/2012 da NBA

      Tal qual no último jogo da final da conferência Oeste, quando OKC parecia que iria perder o jogo para o San Antonio Spurs e conseguiu uma virada improvável, o mesmo ocorreu na 1ª partida da final da Liga hoje contra o Miami Heat, no Chesapeake Arena, em Oklahoma City. O time começou atrás no placar, chegando a ficar 10 pontos atrás do time campeão da conferência Leste, mas virou o jogo com belas atuações do trio Russell Westbrook (que marcou um double-double, com 11 assistências e 27 pontos), Kevin Durant, cestinha do jogo com 39 pontos, e Nick Collison, com 10 rebotes incluindo defesa e ataque. No lado de Miami, LeBron James marcou 30 pontos, Dwyane Wade 19, e Udonis Haslem pegou 11 rebotes.


      O segundo jogo da decisão da NBA será na próxima quinta-feira por volta das 23 horas, horário de Brasília, no mesmo ginásio.
Começa quente a decisão da NBA 2012. Os jogadores disputam a bola no círculo central após o apito inicial (Foto: NBA.com)


terça-feira, 12 de junho de 2012

Polônia e Rússia empatam em Varsóvia pelo Grupo A da Eurocopa. Rússia lidera, e Polônia precisa vencer na última rodada

     Em um jogo que coincidiu com um feriado político da Rússia, e com torcedores poloneses e russos se vandalizando na porta do estádio em Varsóvia, muitas alternativas se deram. Embora a Polônia tivesse maior ímpeto de ir à frente, pois além de jogar em casa precisava mais da vitória que os russos, quem abriu o placar foi a Rússia. Em cobrança de falta, Dzagoev desvia de cabeça e abre o placar. O meiocampista russo é, por enquanto, o artilheiro da UEFA Euro 2012 com três gols. No segundo tempo, o astro polonês Jakub Blaszczykowski, o "Kuba", recebe pela direita, invade a área e dá um chute cruzado marcando um golaço de empate para os poloneses: 1 a 1.
     Depois disso, o jogo se "normalizou", e embora as duas equipes tivessem boas chances de desempatar, os dois goleiros, Tyton pela Polônia, e Malafeev pela Rússia, fizeram boas defesas durante a partida.
Alan Dzagoev, autor do gol russo (Foto: Google Images)
Jakub "Kuba" Blaszczykowski, autor do gol polonês (Foto: Google Images)

       No próximo sábado, dia 16, ocorre a última rodada da 1ª fase no Grupo A. Grécia (1 ponto) enfrenta a Rússia (4 pontos) em Varsóvia, e a Polônia (2 pontos) enfrenta a Rep. Tcheca (3 pontos) em Breslávia, ambos os jogos às 15h 45min. Os dois primeiros colocados do grupo vão às quartas-de-final da conpetição. 

Rep. Tcheca se recupera da derrota na estreia e vence a Grécia com 2 gols relâmpagos no primeiro tempo. A Grécia descontou numa falha de Peter Cech

     Para quem imaginasse uma Rep. Tcheca abatida após ter tomado de 4 a 1 da Rússia em Breslávia na 1ª rodada da Eurocopa, viu um time ousado no início do jogo, e que fez o resultado com menos de 10 minutos de jogo. Aos 2 minutos, Jiracek recebe passe de Hubschmann, e na cara do goleiro grego, chuta com categoria, fazendo 1 a 0 para os tchecos. E aos 6, Selassie cruza, o goleiro Chalkias corta mal, e Vaclav Pilar faz o segundo gol dos tchecos: 2 a 0. Os gregos ainda tiveram um gol anulado no final da primeira etapa, e perderam o goleiro, substituído por Sifakis por conta de uma lesão na coxa.
     Aos oito minutos do segundo tempo, o jogo mudou de sintonia após um cruzamento de Giorgios Samaras pelo lado esquerdo do ataque grego, Peter Cech, campeão da Liga dos Campeões da Europa pelo Chelsea, solta uma bola fácil de segurar nos pés do centroavante Theofanis Gekas, que empurra pras redes com o gol vazio. A partir daí, foi um jogo "ataque x defesa", com os gregos incessantemente buscando pelo empate. Mas ficou nisso, 2 a 1 Rep. Tcheca.
Petr Jiracek comemora gol da Rep. Tcheca contra a Grécia (Foto: Reuters)
Jiracek, autor do primeiro gol dos tchecos, comemora com os companheiros (Foto: Reuters). SITE: Globo.com

       Com a vitória, a Rep. Tcheca faz três pontos, e a Grécia fica com apenas um, dependendo de uma vitória contra os russos para se classificar para as quartas-de-final. Neste mesmo grupo, estão jogando neste instante a anfitriã Polônia, atrás da primeira vitória, e a Rússia, atual líder da chave.

domingo, 10 de junho de 2012

Lewis Hamilton vence o GP do Canadá de Fórmula 1, e chega à liderança do campeonato

     Lewis Hamilton, piloto inglês da McLaren, se torna o sétimo piloto em sete corridas a vencer na temporada 2012 da Fórmula 1. O francês Sebastian Grosjean, da Lotus, chegou em segundo, e o mexicano Sérgio Perez, da Sauber, chegou em terceiro.

Hamilton no pódio do GP do Canadá (Foto: Reuters)
Lewis Hamilton celebrando a vitória e a liderança provisória do campeonato de Fórmula 1 no Canadá (Foto: Reuters). SITE: Globo.com

       Lewis Hamilton foi ultrapassado pelos rivais Sebastian Vettel e Fernando Alonso nos pit stops, que fizeram apenas uma parada. O inglês da McLaren fez duas paradas, mas ultrapassou os rivais nas pistas e conquistou uma vitória que simboliza muito para o campeão da McLaren. A primeira vitória dele ocorreu no mesmo circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, no Canadá, em 2007. 

Classificação do Mundial de Pilotos após 7 de 20 corridas:
PosiçãoPilotoPaísEquipePontosVitórias
1Lewis HamiltonINGMcLaren-Mercedes881
2Fernando AlonsoESPFerrari861
3Sebastian VettelALERBR-Renault851
4Mark WebberAUSRBR-Renault791
5Nico RosbergALEMercedes671
6Kimi RaikkonenFINLotus-Renault550
7Romain GrosjeanFRALotus-Renault530
8Jenson ButtonINGMcLaren-Mercedes451
9Sergio PérezMEXSauber-Ferrari370
10Pastor MaldonadoVENWilliams-Renault291
11Kamui KobayashiJAPSauber-Ferrari210
12Paul Di RestaESCForce India-Mercedes210
13Bruno SennaBRAWilliams-Renault150
14Felipe MassaBRAFerrari110
15Nico HulkenbergALEForce India-Mercedes70
16Jean-Eric VergneFRASTR-Ferrari40
17Daniel RicciardoAUSSTR-Ferrari20
18Michael SchumacherALEMercedes20
         A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 será daqui a duas semanas, o GP da Europa, que será disputado no circuito de Valencia, na Espanha.

Final da NBA 2012: Oklahoma City Thunder x Miami Heat. Não há favoritos

     Nesta noite de sábado, o Miami Heat se tornou campeão da Conferência Leste da NBA ao vencer no sétimo jogo da final o Boston Celtics, e vai encarar o Oklahoma City Thunder, o campeão da Conferência Oeste, na final da temporada 2011-2012 da principal liga de basquete do mundo. O primeiro jogo vai ocorrer na próxima terça, dia 12, no Chesapeake Arena, em Oklahoma City.

Miami Heat, franquia campeã da Conferência Leste, e tentará seu segundo título da NBA, a partir de terça-feira

      Ambos os times possuem jogadores que vão defender a seleção dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Londres, a partir do mês que vem. Com um time mais jovem, e que possui o melhor "6º homem" desta temporada na NBA (jogador reserva que sempre entra na quadra e desequilibra a favor do seu time), o Oklahoma City Thunder possui destaque tanto no ataque, com Kevin Durant sendo um dos principais cestinhas da temporada, e aparecendo bem em horas decisivas durante estes play-offs, como na defesa onde eles tem Serge Ibaka (o "Air Congo), o maior bloqueador desta liga, além do sempre voluntarioso armador Russell Westbrook, e do já mencionado reserva James Harden e do experiente Derek Fisher, que até o ano passado defendia os Los Angeles Lakers. Pelo lado do Miami Heat, LeBron James é a maior estrela. Além de ser o maior cestinha desta temporada, até aqui, LeBron fala que este é o único título que falta para ele considerar sua carreira completa, e ainda calar a boca dos críticos, que falam com freqüência nos EUA que ele não aparece nas horas mais decisivas, a julgar pela má atuação que ele teve nas finais ano passado, quando Miami perdeu o título para o Dalas Mavericks, do alemão Dirk Nowitzki. E o astro da seleção norte-americana ainda conta com a ajuda dos preciosos e decisivos Dwyane Wade, Shaun Battier, e do "reserva de luxo" Udonis Haslem para conquistar este título.

Oklahoma City Thunder, com apenas 4 anos de existência, chega à final da NBA, e o título pode consagrar uma geração relativamente jovem, e com muito ainda a oferecer ao esporte

         Fatores psicológicos e precisão nos momentos decisivos vão ser determinantes para definir o campeão da NBA, temporada 2011/2012. Seja a gana de LeBron James e companhia, ou a vitalidade e velocidade das jogadas do time da região central, de Kevin Durant, somente nos detalhes poderão decidir esta final, que promete ser uma das mais equilibradas dos últimos tempos.

LeBron James, pelo Miami Heat (Foto: Google Images)

Kevin Durant, pelo Oklahoma City Thunder (Foto: Google Images)

sábado, 9 de junho de 2012

Dinamarca apronta a primeira "zebra" da Eurocopa 2012. Os escandinavos venceram a favorita ao título Holanda por 1 a 0. Pelo mesmo placar, a Alemanha vence Portugal peo mesmo grupo

     Pra quem dizia que no "grupo da morte" da Eurocopa 2012 a Dinamarca seria o "saco de pancadas" do grupo, teve um tremendo choque no primeiro jogo do dia de hoje pela competição de seleções da Europa. Embora tivesse finalizado mais e tido uma maior posse de bola durante a partida, o time holandês estava extremamente mal-montado em campo, com apenas um atacante (Robin Van Persie, que estava numa tarde horrorosa), e ainda deixou Rafael Van der Vaart, um dos principais apoiadores do futebol mundial na atualidade, no banco de reservas. E o time dinamarquês, sem grandes astros mas com jogadores de qualidade, marcaram um gol em um rápido contra-ataque pela fraca defesa do lado direito do time laranja. Descendo pelo lado esquerdo do ataque, Dennis Rommedahl, mesmo marcado por três holandeses, viu Krohn-Dehli livre entrando pela área. O atacante ainda dá um corte que tira três defensores da jogada, e chuta por debaixo das pernas do goleiro Stekelenburg: 1 a 0. Depois do baque, só então o técnico holandês Bert van Marwijk resolveu botar mais atacantes no time, como Kuyt e Huntelaar, e ainda botou Van der Vaart, meiocampista que deveria ser titular desde o início. Mesmo assim, não teve jeito. Quando a Holanda não tropeçava "nas próprias pernas", parava nas defesas do bom goleiro Stephan Andersen, que se tornou titular da "Dinamáquina" há pouco tempo. O técnico dinamarquês Morten Olsen, após o jogo, parabenizou seus atletas pela coragem que demonstraram durante toda a partida, realizada em Kharkiv, na Ucrânia.

Michael Krohn-Dehli & Dennis Rommedahl (Denmark)
Krohn-Dehli e Rommedahl celebrando o gol da surpreendente vitória sobra a Holanda, na Eurocopa (Foto: UEFA.com)

        Na segunda partida do dia, realizada em Lviv, também na Ucrânia, Alemanha e Portugal realizaram uma partida com um nível técnico abaixo do esperado. E com um Cristiano Ronaldo inoperante em campo, a Alemanha venceu por 1 a 0 com um gol de cabeça de Mário Gomez, artilheiro da Bundesliga este ano pelo Bayern Munique.
O time alemão comemorando o gol de Mário Gomez, que deu a vitória sobre os portugueses (Foto: UEFA.com)

          Dinamarca e Alemanha lideram o grupo B com três pontos e se enfrentam na próxima rodada pela liderança do grupo. Holanda e Portugal podem jogar a permanência no torneio na 2ª rodada. Ambos os jogos vão acontecer na quarta-feira, no próximo dia 13.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Rússia dá "show de bola" e goleia Rep. Tcheca na 1ª rodada do grupo A

     Com dois gols de Dzagoev, um de Shirokov e outro de Pavlyuchenko, a Rússia jogou um futebol super envolvente, com toques simples mas precisos, e sem inventar, mesmo no golaço de Pavlyuchenko, driblando os defensores e invadindo a área para encerrar a goleada, a Rússia causou admiração para quem assistiu ao jogo, realizado na cidade de Breslávia. Pilar descontou para os tchecos.
Roman Pavlyuchenko, um dos jogadores mais vibrantes na vitória russa sobre os tchecos por 4 a 1 pela Eurocopa 2012. (Foto: UEFA.com)

      A Rússia, que já foi semifinalista na última edição da competição de seleções europeias, deixou claro que pode surpreender mais uma vez, e os comandados do holandês Dick Advocaat, com um time que mescla jogadores jovens e alguns veteranos, como Zhirkov, Pavlyuchenko e Kerzhakov, podem ser, pelo menos, a sensação do torneio.

No Jogo de abertura da Eurocopa 2012, Polônia e Grécia empatam em 1 a 1, graças a erros dos defensores

     Após uma cerimônia de abertura de 12 minutos, no Estádio Nacional de Varsóvia, a anfitriã (ao lado da Ucrânia) Polônia empatou em 1 a 1 com os gregos, num jogo que deixou a impressão clara que nenhuma das duas seleções deverá ir longe no torneio. No primeiro tempo, os poloneses dominaram a partida, e após uma saída de bola errada dos gregos no meio de campo, e após um cruzamento vindo do lado direito do ataque, o goleiro grego falha, e Robert Lewandowski, centroavante do Borussia Dortmund, atual bicampeão alemão, cabeceia livre, e abre o placar: 1 a 0 Polônia. E o time do Leste Europeu poderia ter almejado mais, porque o defensor grego Papasthatopoulos foi expulso numa falta que não existiu, mas os poloneses não demonstraram talento pra isso. 
     No segundo tempo, a Grécia equilibra as ações, e logo aos sete minutos da etapa final, Salpingidis empata para o time grego, num cruzamento onde o zagueiro e o goleiro Szczesny "bateram cabeça", e ele chutou para o gol vazio. E os gregos poderiam ter virado o jogo. Szczesny derrubou Salpingidis dentro da área, e como era o último homem da defesa, foi expulso. Pênalti. O téccnico do time alvirrubro tira um meiocampista e bota o goleiro reserva Tyton, estreando pela seleção. E não é que ele virou o "homem do jogo"? Defendeu o pênalti cobrado pelo capitão do time helênico Karagounis. Com os dois times com apenas 10 jogadores, nada mais de excepcional ocorreu na partida.

Przemysław Tytoń (Poland)
O goleiro reserva da Polônia Przemyslaw Tyton, defendendo o pênalti cometido pelo goleiro titular da Polônia, salvando os anfitriões de uma derrota na estreia (Foto: UEFA.com)

       Dentro de instantes, ocorrerá a outra partida deste grupo A, Rússia e Rep. Tcheca. A Rússia é apontada como principal favorita para se classificar em primeiro lugar neste grupo.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Daqui a dois dias, começa na Polônia (que sediará junto com a Ucrânia), a Eurocopa, principal torneio de seleções no ano de 2012




      Em 1960, após uma reunião na sede da UEFA em Genebra, na Suíça, realizou-se a primeira edição de um torneio continental de seleções da Europa, a UEFA Euro (conhecida no Brasil como Eurocopa). O torneio mudou de formato ao longo da sua história. Nas primeiras edições, apenas a fase semifinal tinha uma sede fixa, e eram várias fases de play-offs com jogos de ida e volta.
      A partir da edição de 1980, que ocorreu na Itália, foram adotadas fases de grupos tantos nas eliminatórias quanto no torneio principal (na ocasião, oito seleções se classificavam para a fase final da Eurocopa, com dois grupos de quatro times cada, com os primeiros colocados de cada grupo cruzando com os segundos colocados do outro). Em 1996, quando a fase final ocorreu na Inglaterra, 16 seleções passaram a disputar o título. Na edição deste ano, a ocorrer na Polônia e na Ucrânia, dos dias 8 de junho a 1º de julho, novamente a competição terá 16 seleções, e há quem diga que na próxima edição do torneio, em 2016, serão 24 seleções disputando a principal competição de seleções da Europa. A maior vencedora da UEFA Euro, até agora, é a Alemanha, com 3 títulos. França e Espanha vêm em seguida, com 2, e outras 6 seleções diferentes ganharam o torneio uma vez.
A seleção da Espanha, celebrando o troféu de Campeã Européia conquistado em 2008, em torneio sediado na Áustria e na Suíça. (Foto: Google Images)

       Para a edição deste ano, as seleções que fizeram o pódio da última Copa do Mundo (Espanha, Holanda e Alemanha) são as principais favoritas para levantar o troféu Henri Delaunay (nome do principal idealizador da competição). França, Suécia e Portugal correm por fora, e qualquer outra seleção que chegue à final fora uma dessas citadas, será uma "zebra".

CAMPEÕES DA EUROCOPA

Ano
Sede(s)
Campeão
1960
França
União Soviética
1964
Espanha
Espanha
1968
Itália
Itália
1972
Bélgica
Alemanha
1976
Iugoslávia
Tchecoslováquia
1980
Itália
Alemanha
1984
França
França
1988
Alemanha
Holanda
1992
Suécia
Dinamarca
1996
Inglaterra
Alemanha
2000
Bélgica/Holanda
França
2004
Portugal
Grécia
2008
Suíça/Áustria
Espanha
2012
Polônia/Ucrânia