domingo, 27 de maio de 2012

Em uma equilibrada final brasileira em Praga, Ricardo & Pedro Cunha vencem por 2 a 1 Alison & Emanuel e ganham mais um ouro em etapas do Circutio Mundial de Vôlei de Praia

     Após um jogo espectacular, e com alta carga de adrenalina, cada lado tinha um campeão olímpico de vôlei de praia. Por um lado, Ricardo, que faz dupla com Pedro Cunha, e do outro, Emanuel, que agora faz dupla com Alison. E a dupla Ricardo & Pedro Cunha levam o ouro da etapa de Praga após vencerem o jogo por 2 sets a 1 (21/15; 19/21; 15/10). Eles ainda alcançaram a liderança do ranking mundial, que contará pontos este ano para a vaga olímpica em Londres. O pódio só não foi 100% verde e amarelo porque os americanos Rogers e Dalhausser venceram a disputa do bronze diante dos brasileiros Márcio & Pedro Solberg. Segundo a Fedração Internacional de Vôlei, foi a 63ª final brasileira em etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.
Ricardo Santos em ação. Três medalhas olímpicas na sua trajetória, e já foi considerado o melhor bloqueador do mundo (Foto: Federação Internacional de Vôlei) 

       A próxima etapa do circuito mundial será dos dias 7 a 12 de junho em Moscou, Rússia, onde também ocorrerá uma etapa do torneio feminino. 

Mark Webber vence o GP de Mônaco na Fórmula 1. É o sexto vitorioso em 6 corridas na temporada 2012

     No luxuoso e tradicional circuito de Mônaco, o australiano Mark Webber vence e confirma o equilíbrio da temporada 2012 da Fórmula 1 (seis vencedores em seis corridas). Em segundo, chegou Nico Rosberg, da equipe Mercedes, e Fernando Alonso, da Ferrari, chegou em terceiro. Entre os brasileiros, Felipe Massa chegou em 6º lugar, e Bruno Senna, em 10º.
     Em uma corrida com uma largada tumultuada, com chuva durante alguns momentos, mas como sempre, pouquíssimas ultrapassagens, a corrida em Monte Carlo não foi das mais empolgantes e não superou nenhuma expectativa do que já se conhece sobre o circuito mais badalado da Fórmula 1. Porém, foi a primeira vez na história da categoria que seis pilotos diferentes vencem as seis primeiras corridas da temporada.
GP de Mônaco, F1, Mark Webber (Foto: Agência Getty Images)
Webber vence em Mônaco e temporada 2012 entra para a história (Foto: Getty Images). SITE: Globo.com

      Resultado final do GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2012 da Fórmula 1:

1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1h46m06s557
2 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 0s0643
3- Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 0s947
4 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 1s343
5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 4s101
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 6s195
7 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 41s500
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 42s500
9 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 44s000
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 44s500
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
12 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – a 1 volta
13 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
14 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 1 volta
15 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 2 voltas

Abandonaram:
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – na volta 71
Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – na volta 66
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – na volta 65
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – na volta 64
Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – na volta 16
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – na volta 6
Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – na volta 1
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – na volta 1
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – na volta 1

       Fernando Alonso é líder isolado da temporada até aqui, com 76 pontos, seguido pela dupla da RBR-Renault, Sebastian Vettel e Mark Webber, com 73 pontos. A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 será em Montreal, GP do Canadá, no dia 10 de junho.

sábado, 19 de maio de 2012

Leinster Rugby dominate the Heineken Cup final match over Ulster, and claim their third Europpean title

      In the most important club tournament in the Europpean rugby, the final match confirmed the favourites Leinster as the best team in Europe today. In an Irish decision, the "Republican side" were respectful, and imposed a huge 42-14 defeat of Ulster. Both teams have great world-class players, almost all with, at least, one cap for their respective countries, but speed and the smaller amount of mistakes were decisive for the Leinster's continental title, the second in a row.
       In the beginning of the match, there was a penalty goal, converted by Ruan Pienaar, the main player for the loser side, but later there was a total domain of the Dublin team. They scored a try yet at first half, and in the beginning of the second half, a capital error by an Ulster player "practically decided" the cup. He wanted to shoot the ball to the sideline, but he made it behind the allowed place, in his defensive field. It brought a scrum for the Leinster, and Ulster were punished a penalty-try because the Belfast squad broke their scrum during the fight for the ball. Leinster converted the bonus point, and so, there was an "almost" one-side match. Ulster scored a try, and some penalty goals. But Leinster scored three tries, and some conversions, just to increase their advantage in this traditional, and historical match. The main players during this glorious match of Leinster were Brian O'Driscoll, Johnny Sexton, Sean Cronin, Cian Healy, and the captain Leo Cullen.
The Heineken Cup
The Heineken Cup, the trophy awarded by the Europpean champions in each season, in 2012, Leinster Rugby, from Ireland (Photo: Getty Images)
Brian O'Driscoll, regarded by many as the best Irish rugby player of all-time. ERC champion for Leinster this season (Photo: Google Images)

      

domingo, 13 de maio de 2012

Com a maioria dos Campeonatos Estaduais tendo seu fim neste domingo, não houve surpresas. O que chama atenção é o recorde do pouco badalado zagueiro santista Durval (10º título estadual seguido na carreira)

     Com clássicos regionais decidindo os campeonatos dos principais estados do futebol brasileiro neste domingo (a exceção foi no Rio Grande do Sul, com o Caxias fazendo a final contra o Internacional, mas perdendo do mesmo jeito), todo mundo quase sempre fala dos mesmos assuntos no bate-papo de amanhã: a vitória tranqüila do Fluminense nos dois jogos da decisão no Rio contra o Botafogo, o bicampeonato do Santa Cruz sobre o maior rival Sport no Recife, o título inapelável do Atlético-MG em Minas após vencer o América-MG por 3 a 0, a decisão por pênaltis no Atletiba (título conquistado pelo Coritiba), o título baiano do Bahia depois de 11 anos sobre o Vitória-BA, e é claro, a final do Paulistão, com o tricampeonato do Santos e mais um show do badaladíssimo Neymar. Porém, neste mesmo título santista, um jogador de presença marcante em clubes brasileiros nos últimos anos bateu um recorde pra poucos no futebol: conquistou o 10º título estadual seguido. Trata-se de Severino dos Ramos Durval da Silva, ou simplesmente, Durval.
     O paraibano de 32 anos começou sua carreira nas categorias de base do Confiança-SE, mas se profissionalizou no desconhecido Unibol, de Pernambuco. Porém, sua trajetória mudaria de maneira vencedora ao se transferir para o Botafogo da Paraíba, em 2002. Ganhou um Campeonato Paraibano em 2003, e não parou mais de ganhar títulos, pelo menos nos estados onde ele atuou no futebol brasileiro. Em 2004, ganhou o campeonato de Brasília pelo Brasiliense e ainda ajudou o clube a subir, pela única vez, à Série A do Campeonato Brasileiro. Foi ao Atlético-PR, onde ganhou o Campeonato do Paraná, tetracampeão pernambucano pelo Sport nos quatro anos seguintes, além de uma Copa do Brasil em cima do Corinthians, e se transferiu para o Santos, e nos últimos três anos, tricampeonato paulista, além do título da Copa do Brasil, e do título mais importante de sua carreira, a Taça Libertadores da América do ano passado, pelo Santos.

Durval, de 32 anos, o mais novo "dono" de recordes no futebol brasileiro, com 10 títulos estaduais seguidos (Foto: Google Images)

       Astros como Pelé, Zidane, Maradona, Mathaüs, Lionel Messi e outros, sempre tiveram mais destaque que outros jogadores que atuaram com eles. Porém, isso não tira o brilho de jogadores menos cobiçados por pessoas envolvidas com o meio. Cada um tem que fazer sua função no futebol, que é um esporte coletivo. Ninguém é campeão sozinho, e não é porque algumas estrelas são mais visíveis do que outras "a olho nu" que as estrelas menores vão deixar de brilhar.  

Em um jogo memorável, Manchester City vira jogo contra Queens Park Rangers, nos acréscimos, e conquista o Campeonato Inglês (Premier League) de futebol, depois de 44 anos

     Enquanto o Manchester United vencia o Sunderland, sem maiores problemas, por 1 a 0, seu maior rival local, o Manchester City, só precisava vencer para confirmar o 3º título nacional de sua história, o 1º em 44 anos. Mas o que o "lado azul" de Manchester viu foi um adversário que lutava contra o rebaixamento, que entrou em campo disposto a segurar o jogo, e dificultar a vida dos postulantes ao título. No primeiro tempo, o Manchester City dominou as iniciativas (como ocorreu o jogo inteiro), e abriu o placar com um chute cruzado de Zabaleta, após passe do contundido Yaya Touré, e contou com a ajuda do goleiro do QPR Kenny, que falhou feio no lance, deixando a bola passar por entre suas mãos: 1 a 0 City.
     No segundo tempo, começou o drama. Em uma falha do zagueiro Lescott, que cabeceou errado e a bola foi pra trás, a bola para nos pés do veterano atacante Djibril Cissé, que chutou sem pestanejar, e empata o jogo, no primeiro chute a gol do time londrino no jogo. O Manchester City aumentou a pressão que já era exercida, quando logo após o gol do Queens Park, Carlito Tevez e o zagueiro Joey Barton se estranham e saem no tapa na entrada da área. O assistente falou para o árbitro, mas apenas Barton foi expulso de campo, gerando revolta no jogador no defensor londrino, que ainda chutou Sérgio Agüero, que não tinha nada a ver com o imbróglio. O técnico Mark Hughes tira Cissé de campo, e bola o ala e volante Armand Traoré, pra recompor a defesa, e mesmo com um a menos, o time vira o jogo com um cruzamento do próprio Traoré, na cabeça de Mackie, que manodu uma "tijolada" indefensável para Joe Hart. O desespero azul se tornava alegria para os Red Devils, que se tornariam campeões caso o tropeço dos "vizinhos barulhentos" se confirmasse, e cada ataque defendido pelo goleiro Kenny, que se redimiu da falha no primeiro gol, aumentava o desespero dos torcedores do Manchester City, que lotavam o estádio City of Manchester.
     Na base do abafo, o técnico Roberto Mancini bota em campo o centroavante Dzeko, no lugar do meiocampista Barry, enquanto o QPR só segurava o resultado, que era mais que suficiente para evitar seu rebaixamento à Championship (Segunda Divisão Inglesa), pois seu adversário direto nesta fuga era o Bolton Wanderers, que só empatava seu jogo contra o Stoke City, e acabaria assim, rebaixado. E quando tudo parecia perdido para o time de Manchester, o improvável, que tantas vezes apareceu no futebol, apronta das suas de novo. O árbitro deu cinco minuotos de acréscimo. Aos 46 minutos da etapa final, Dzeko marca de cabeça após cobrança de escanteio feita por Davi Silva, e aos 48 minutos do segundo tempo, com o QPR já livre do rebaixamento, e os jogadores do United celebrando a vitória sobre o Sunderland e o título no Stadium of Light, Sérgio Agüero recebe bola na entrada da pequena área, dribla um marcador e chuta cruzado, sem chances para Kenny, marcando um gol histórico, que quebrava um tabu de 44 anos sem títulos da Liga Inglesa para o time. Os jogadores e o técnico Roberto Mancini festejaram feito malucos o título e a torcida invadiu o campo para celebrar a conquista.
Manchester City celebrate winning the Barclays Premier League
O zagueiro e capitão Vincent Kompany levanta a taça da Premier League ao lado dos companheiros de clube e da comissão técnica (Foto: Site Oficial da Premier League: www.premierleague.com)

       O Manchster City terminou o campeonato com o mesmo número de pontos que o Manchester United (86 pontos), mas levou vantagem por conta do saldo de gols (63 a 55), o Arsenal ficou com a terceira vaga para clubes ingleses na UEFA Champions League na temporda que vem, após vencerem o West Bromwich Albion por 3 a 2 fora de casa. O Tottenham terminou em 4º lugar. Pode ser uma vaga na Pré-Liga dos Campeões (fase eliminatória para ver quem chega à fase de grupos), desde que o Chelsea não conquiste o título da Liga dos Campeões da Europa no próximo sábado, contra o Bayern Munique, no Allianz Arena, senão a equipe comandada por Harry Redknapp terá que disputar a Liga Europa. A outra vaga inglesa na Liga Europa é do Newcastle, que terminou a liga inglesa na 5ª colocação, um time que há 3 anos atrás estava saindo da segunda divisão.

Pela primeira vez na história da Fórmula 1, um piloto da Venezuela vence uma corrida. Pastor Maldonado vence o GP da Espanha, e bota a equipe Williams novamente no alto do pódio depois de 8 anos

     Em uma corrida com vários pilotos punidos, e cheios de fatos marcantes, como o aniversário de 70 anos do dono da Williams, Frank Williams, Pastor Maldonado foi ultrapassado por Fernando Alonso na largada, mas após as paradas nos boxes, o venezuelano voltou à liderança, e segurou a forte pressão de Fernando Alonso até o final da prova, para botar ele mesmo na história, e trazer a Williams de volta aos tempos de glória na categoria. Fernando Alonso se manteve em segundo lugar, e Kimi Raikkonen, da equipe Lotus, chegou em 3º. Os brasileiros não foram bem. Felipe Massa só chegou em 15º, e Bruno Senna abandonou a prova, após acidente com Michael Schumacher.
pastor maldonado williams fernando alonso ferrari raikkonen lotus pódio gp espanha (Foto: Agência AFP)
Maldonado é erguido no pódio pelos já campeões mundiais Fernando Alonso e Kimi Raikkonen (Foto: AFP)SITE: Globo.com

     Classificação final do GP da Espanha:
1- Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1h39m9s145
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 3s195
3 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 3s884
4 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 14s799
5 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1m14s641
6 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) – a 1m17s576
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1m27s919
8 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 1m25s200
9 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 1m28s100
10 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) a 1 volta
11 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) a 1 volta
12 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) a 1 volta
13 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) a 1 volta
14 - Paul Di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1 volta
15 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 1 volta
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) a 1 volta
17 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) a 1 volta
18 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) a 2 voltas
19 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) a 3 voltas

Abandonaram:
Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) na 38ª volta
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) na 36ª volta
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) na 23ª volta
Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) na 13ª volta
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) na 13ª volta

     Na liderança do campeonato, Sebastian Vettel e Fernando Alonso possuem o mesmo número de pontos (61), mas o alemão lideras por conta dos critérios de desempate. A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 ocorrerá daqui a duas semanas, no tradicional circuito de Mônaco, nas ruas de Monte Carlo.



Em uma final pouco esperada, dupla da Holanda Nummerdor & Schuil vencem os italianos Nicolai & Lupo em Pequim, e conquistam seu primeiro ouro no Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Os brasileiros Alison & Emanuel ficam com o bronze

     Após três etapas em três semanas seguidas do circuito, duas dentro do território chinês, não seria espantoso ver as duplas favoritas ao título começarem a perder o ritmo na "reta final" desta seqüência. E a etapa de Pequim do Circuito Mundial de Vôlei de Praia deixou claro isso. Os atuais campeões olímpicos Rogers & Dalhausser foram eliminados ainda nas primeiras fases da competição, e duas duplas com força para ganhar o circuito, Gibb & Rosenthal e Alison & Emanuel, perderam suas respectivas semifinais para duplas de menor expressão, Nummerdor & Schuil, da Holanda, e Nicolai & Lupo, da Itália.
     Na decisão, os holandeses tiraram proveito de uma lesão de Nicolai no músculo do estômago, e venceram a final em 31 minutos de jogo (21/11; 21/16), e garantiram o primeiro ouro da dupla no circuito. Schuil ressaltou em entrevista ao site oficial que "é muito importante pra eles conquistarem o ouro porque é o ano olímpico, e eles querem estar bem preparados para as Olimpíadas de Londres, pois haverá muitas duplas de alta qualidade jogando lá". O bronze ficou com a dupla brasileira Alison e Emanuel.


As três duplas que subiram ao pódio na etapa de Pequim, posando com suas medalhas para as fotos (Foto: Site Oficial da FIVB)

      Os líderes do circuito masculino, no momento, são os brasileiros Márcio Araújo e Pedro Solberg, mesmo sem conquistar nenhum ouro nesta temporada, mas mostrando regularidade nas etapas que estão participando. Daqui a duas semanas, o circuito mundial masculino segue com a etapa de Praga, na República Tcheca.

sábado, 12 de maio de 2012

Juliana & Larissa ganham sua primeira medalha de ouro no Circuito Mundial de Vôlei de Praia, em 2012

     Demorou, mas veio. Na quarta etapa do circutio feminino, a 3ª seguida disputada na China, as brasileiras Juliana & Larissa venceram, na final disputada pela madrugada, no horário de Brasília, o Grand Slam de Pequim. Elas derrotaram na final a dupla italiana Cicolari & Menegatti (21/13; 21/15) em 33 minutos de jogo. O bronze ficou com a dupla holandesa Keizer & Van Iersel. É o 43º ouro da dupla tupiniquim em etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A dupla é a atual campeã do circuito.
Juliana & Larissa comemorando o ouro na etapa de Pequim, após vencerem a dupla da Itália na final (Foto: Site Oficial da FIVB)

       As líderes do circuito são as chinesas Zhang e Chen, com dois ouros e um bronze, com a dupla brasileira Maria Elisa & Talita na vice-liderança, por apenas 20 pontos de diferença. Amanhã, ocorrerá na capital chinesa a final da etapa masculina do evento. Para as mulheres, o Circuito Mundial volta na semana dos dias 6 a 11 de junho, em Moscou, Rússia.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Surpresa nos play-offs da NBA. Philadelphia 76ers vence o Chicago Bulls, fecham a série em 4 a 2, e vão às semifinais da Conferência Leste, contra o Boston

      Enquanto antes, (e durante) a temporada regular da NBA, o Chicago Bulls, do lesionado Derrick Rose (ele não jogou nenhuma das partidas dos play-offs), era cotado para brigar pelo título da Liga, um time pouco badalado este ano conseguiu acabar com este sonho do time de Illinois ainda nas oitavas-de-final da liga, que é a mais importante do basquete mundial. O Philadelphia 76ers, que tem como princiapais destaques Andre Iguodala, Jrue Holiday e Lou Williams, e ainda viu o rival sem Joachim Noah, que ficou fora das três últimas partidas da série, se aproveitou da falta de sorte dos Bulls com lesões nesta fase da competição, e fechou a série em 4 a 2.
      O último jogo, realizado na Philadelphia, foi emocionante do início ao fim, e o time da casa venceu por um ponto de diferença (79 a 78). Os Bulls, que tiveram a melhor campanha da conferência Leste, foram eliminados pelo time de pior campanha na temporada regular, e não verão, por mais uma vez, seu time campeão da NBA pela primeira vez, sem a presença de Michael Jordan em quadra.
      No lance capital, Omer Asik, reserva imediato do contundido Joachim Noah, errou dois lances livres faltando sete segundos para o fim do jogo, o que daria uma boa "folga" ao time de Chicago para ter o sétimo jogo. Porém, ele errou os dois lances livres quando o placar estava a favor dos Bulls por um ponto. Mas no rebote, Andre Iguodala, cestinha do jogo com 20 pontos e com sete assistências foi para o contra-ataque decisivo, e o turco que perdeu os lances livres acabaou cometendo uma falta tática, o que deu direito a dois lances lires para Iguodala, que converteu ambos, dando números finais ao jogo, e ao avanço do Philadelphia na competição, que não chegava à segunda rodada de play-offs desde 2003. O ginásio, completamente lotado, vibrou muito com o feito do time da Pensilvânia. Alguns torcedores invadiram a quadra para comemorar o evento, e os jogadores foram para a arquibancada celebrar com a multidão.
Andre Iguodala comemora vitória do Philadelphia 76ers sobre o Chicago Bulls (Foto: AP)
Andre Iguodala cobra o lance livre que garantiu a vitória do Philadelphia 76ers sobre o Chicago (Foto: AP). SITE: Globo.com

       Nos outros embates das oitavas-de-final da NBA, não houve surpresas. Pelo lado Leste dos EUA, as semifinais serão Indiana Pacers contra Miami Heat e Philadelphia 76ers contra Boston Celtics. No lado Oeste, San Antonio Spurs e Oklahoma City Thunder esperam por seus adversários. 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Em um show de bola, Atlético de Madrid vence o Athletic Bilbao por 3 a 0, dois de Falcao Garcia, e conquista, pela segunda vez, o título da Liga Europa

     Em um jogo com uma tranqüilidade acima do "esperado", o Atlético de Madrid venceu o Athletic Bilbao por 3 a 0, sendo três golaços, e conquista um título que acaba "salvando" a temporada do time colchonero de Madri, que trocou de técnico no meio da temporada, e que dominou por completo o adversário da final, que não parecia, em nada, o time sensação do futebol europeu nesta temporada.
     Aos seis minutos do primeiro tempo, Falcao Garcia (o Mister Liga Europa) recebeu na entrada da área, levantou a cabeça, e de maneira consciente, chutou no ângulo do goleiro basco: 1 a 0. No final da etapa, o mesmo jogador, recebeu na entrada da área, e com uma frieza digna dos principais astros do futebol mundial, parou, puxou com o calcanhar para a perna esquerda, e fuzilou o goleiro Iraizoz: 2 a 0. O técnico do Bilbao, Marcelo "El Loco Bielsa", comprovou o apelido, tirando um defensor e botando um outro atacante, que quando não parava nos defensores, parava nas defesas do goleiro madrilenho Courtois, que estava em noite inspirada. No final do jogo, o meiocampista Diego driblou os defensores e marcou um golaço, num chute cruzado, confirmando o segundo título do Atlético de Madrid na competição e, automaticamente, a participação no torneio ano que vem. Para a equipe do País Basco, resta a decisão da Copa do Rei da Espanha, diante do Barcelona, no dia 23 de maio. 
Falcao at double as Atlético march to title
Falcao celebra seu segundo gol em Bucareste. O atacante colombiano é o maior artilheiro da história da competição, com 12 gols marcados este ano, mais os gols do ano passado, quando foi campeão e artilheiro pelo Porto (Foto: ©Getty Images. Site: UEFA.com) 

      A equipe do técnico Diego Simeone, além de ter um aumento no seu caixa para o ano que vem, ainda brigará na última rodada do Campeonato Espanhol por uma vaga na Liga dos Campeões da Europa da temporada que vem. Esta final espanhola confirma, cada vez mais, que o país do futebol hoje, não é mais o Brasil e sim a "terra das touradas", mesmo sem nenhum time na final da UEFA Champions League este ano. 

domingo, 6 de maio de 2012

Juventus de Turim é campeã italiana 2011/2012, após vitória sobre o Cagliari e derrota do Milan em clássico contra a Inter de Milão

    Com uma rodada de antecedência, a Juventus é campeã italiana após derrotar o Cagliari por 2 a 0 em Trieste, com gols de Vucinic e Canini (contra). Mas é claro, as atenções da Vecchia Signora estavam no clássico milanês, no estádio Giuseppe Meazza, onde Inter de Milão e Milan (o outro postulante ao título) lutavam num típico jogo entre dois rivais da mesma cidade. E a Inter de Milão, que ainda sonha com vaga na Liga dos Campeões, derrotou o rival rubronegro por 4 a 2, ajudando assim, a equipe do norte da Itália a levantar o Scudetto, fato que não ocorria desde 2003.
Torcida do Juventus festeja título na Praça de São Carlos, em Turim (Foto: EFE)
Torcida do Juventus festeja título na Praça de São Carlos, em Turim (Foto: EFE). SITE: Globo.com

      Esse título mostra o ressurgimento de um gigante do futebol mundial, que possui a maior torcida da Itália, e que passou por quase uma década em crise, chegando a jogar Série B do "Calcio" por conta de um escândalo de manipulação de resultados, e sem grandes títulos neste período. A equipe ainda terá que jogar uma última partida, na rodada final da competição, e se vencer, será campeã invicta na temporada. O Milan, apesar de não ter mais chances de ser campeão, já está clasificado para a Liga dos Campeões da Europa na próxima temporada. Udinese, Lazio, Napoli e a Internazionale ainda brigam por uma vaga na Liga dos Campeões e por duas vagas na Liga Europa.

Na 3ª etapa da MotoGP, em Portugal, Casey Stoner vence na MotoGP e assume a liderança do campeonato. Marc Marquez vence na Moto2, e Sandro Cortese vence na Moto3

     No circuito de Estoril, o australiano Casey Stoner vence e assume a liderança do campeonato um ponto à frente do espanhol Jorge Lorenzo, na MotoGP, principal categoria do campeonato Mundial de Motovelocidade, com seu rival ibérico chegando em segundo, e outro espanhol, Dani Pedrosa chega em terceiro. Era a única pista do calendário atual do evento que faltava o australiano vencer.
    Na Moto2, a vitória foi do espanhol Marc Márquez (líder do campeonato) seguido por outro espanhol, Pol Espargaro, e o suíço Thomas Luthi chega em terceiro.
     Na Moto3, a vitória foi do alemão Sandro Cortese, mas o novo líder do campeonato chegou em segundo, o espanhol Maverick Viñales, que foi beneficiado com o abandono do ex-líder Romano Fenati. Em terceiro, chegou o também espanhol Luís Salom.
Stoner takes championship lead with win at Estoril
O australiano Casey Stoner volta à liderança da temporada, com a vitória em Estoril. (Foto: MotoGP.com)

      A próxima etapa do Mundial de Motovelocidade, daqui a 15 dias, será na França, no circuito de Le Mans. 

Na final americana em Shangai, Rogers & Dalhausser vencem Rosenthal & Gibb, e conquistam o segundo ouro em 2012

     Depois de terem derrotado duas duplas brasileiras nas semifinais, os norte americanos Todd Rogers & Phil Dalhausser enfrentaram Jake Gibb & Sean Rosenthal, e a primeira dupla, em um jogo muito equilibrado, conquistou seu segundo ouro no circuito mundial após vencer seus compatriotas por 2 a 1 (21/19; 22/24; 15/11). Eles já foram campeões da etapa de Brasília e se credenciam, cada vez mais, para o bicampeonato olímpico em Londres 2012. Na disputa pelo bronze, Márcio Araújo & Pedro Solberg venceram Benjamin & Bruno por 2 a 1 (16/21; 21/15; 15/13) e estão bem credenciados para a conquista de uma das duas vagas brasileiras para a Olimpíada.

Rogers e Dalhausser, atuais campeões olímpicos e líderes do Circuito Mundial após três etapas. (Foto: Site Oficial da FIVB)

     Para se encerrar a "estadia chinesa" do circuito mundial, a próxima etapa da competição masculina começa na próxima terça, dia 8, e terá sua final no próximo domingo, dia 13.

sábado, 5 de maio de 2012

Chelsea conquista pela 4ª vez nas últimas seis temporadas, a Copa da Inglaterra, ao bater o Liverppol por 2 a 1 em Wembley

     Na decisão, em jogo único, do mais antigo torneio do futebol mundial, o Chelsea bateu o Liverpool em Wembley, e comemora o título da F.A. Cup. Em uma temporada que parecia acabar de maneira desastrosa para "os Blues", após a demissão do técnico André Villas Boas por conta de maus resultados no início das competições, o time londrino pode, ainda, terminar o ano conquistando a Liga dos Campeões da Europa, diante do Bayern de Munique, daqui a dois fins de semana, e conquistou hoje, a Copa da Inglaterra.
     Ramires marca no início do jogo, após forte arrancada pela direita. No início do segundo tempo, Didier Drogba aumenta a vantagem do time de Londres, após jogada de Lampard. O Liverpool ainda diminui com uma cabeçada de Andy Carroll, mas não demonstrou força para, pelo menos, empatar o jogo, pois o Chelsea demonstrou total controle sobre o jogo desde o início.
Show no gramado de Wembley precedeu a final da Copa da Inglaerra entre Chelsea e Liverpool (Foto: Getty Images)
Show no gramado de Wembley precedeu final da Copa da Inglaerra entre Chelsea e Liverpool (Getty Images). SITE: Globo.com

      Foi o sétimo título do Chelsea na Copa da Inglaterra. Esse título, além de dar um reforço financeiro para a temporada que vem, é uma injeção de moral para a equipe azul, que como já foi dito, vai decidir daqui a 15 dias, em Munique, o título da UEFA Champions League contra o Bayern Munique.

Na segunda etapa seguida do Circuito Mundial de Vôlei de Praia na China, as anfitriãs Zhang & Chen batem Maria Elisa & Talita na final, e alcançam o segundo ouro no ano de 2012

     As chinesas Zhang Li & Chen Xue venceram por 2 a 0 (21/17; 21/18) as brasileiras Maria Elisa & Talita, na etapa de Shangai do Circuito Mundial de Vôlei de Praia feminino, e conquistaram seu segundo ouro em três etapas da competição. O bronze foi para as brasileiras Juliana & Larissa.
Zhang & Chen celebrando, ainda na arena, o título da etapa de Shangai do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (Foto: Site Oficial da FIVB)

      Com a vitória, as chinesas lideram a temporada, com dois ouros e um bronze em três etapas. A final do torneio masculino será amanhã, e na semana que vem, uma terceira etapa seguida na China. Tanto os homens quanto as mulheres vão brigar por mais uma etapa do circuito, agora em Pequim, com a final feminina no sábado.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Real Madrid vence o Athletic Bilbao e conquista o título espanhol com duas rodadas de antecedência

      Mesmo com toda a pressão da torcida basca, no estádio San Mamés, o Real Madrid não tomou conhecido da sensação do futebol europeu desta temporada, o Athletic Bilbao, e venceu o rival (que estava desfalcado de cinco titulares) por 3 a 0, e confirmou matematicamente seu 32º título da liga espanhola na história.
      Sob total controle do jogo desde o início, mas com alguns lances de perigo do time alvirrubro, o "time Merengue" viu um pênalti a seu favor no início do jogo, que Cristiano Ronaldo perdeu bisonhamente. Mas poucos minutos depois, a equipe madrilenha abriu o placar com um golaço de Higuaín de fora da área, após belo passe de Özil. Depois, foi a vez de Özil marcar após cruzamento rasteiro de Cristiano Ronaldo. Para confirmar a festa no segundo tempo, Cristiano Ronaldo marca de cabeça o terceiro gol, após cobrança de escanteio. Após o jogo, houve um princípio de confusão de Cristiano Ronaldo com alguns torcedores do Bilbao, que o hostilizaram desde o início do jogo, mas nada que estragasse a festa dos madrilenhos.

Comemoração, Atletico de Bilbao x Real Madrid (Foto: Reuters)
Real Madrid comemora gol em frente à torcida: campeão espanhol por antecipação (Foto: Reuters). SITE: Globo.com

      A grande briga agora, nestas duas rodadas que faltam para o fim da Liga Espanhola é ver quem será o artilheiro da competição. Lionel Messi e Cristiano Ronaldo confirmam ser os dois melhores futebolistas da atualidade brigando "com sobras" pela artilharia na Espanha, que é hoje o legítimo país do futebol. Lionel Messi, que marcou dois gols hoje na vitória do Barcelona por 4 a 1 sobre o Málaga, tem 46 gols marcados, contra 44 do seu rival português. O nível dos dois está tão acima que o terceiro colocado nesta tabela, o colombiano Falcao Garcia, do Atlético de Madrid, só marcou 23 gols.
     O título nacional do Real Madrid é um marco também para a carreira do técnico português José Mourinho. Com 49 anos de idade, ele se torna o primeiro técnico a ganhar títulos de liga nas três principais ligas do futebol europeu na atualidade: inglesa, italiana e espanhola. Após ter ganho tudo pelo Porto em sua terra natal, foi campeão da Premier League pelo Chelsea, ganhou a Serie A do Calcio pela Internazionale de Milão, e agora, ganha o título do Campeonato Espanhol pelo Real Madrid, o 19º título de sua carreira como treinador.
Mourinho Madrid.jpg
José Mourinho (Fonte: WIKIPEDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Mourinho)