terça-feira, 31 de maio de 2011

Maiores potências em Jogos Olímpicos

   Os Jogos Olímpicos foram criados em 1896, após um congresso ocorrido na França e liderado pelo barão e acadêmico francês Pierre de Fredy (barão de Coubertin), e as primeiras edições ocorreram em Atenas, capital da Grécia. Desde então, 29 edições já ocorreram oficialmente (na verdade, 26. As edições de 1916, 1940 e 1944 não ocorreram em virtudes das duas guerras mundiais, mas o Comitê Olímpico Internacional não desconsiderou essas edições nos registros oficiais).
  Apenas 5 países participaram de todas as edições dos jogos desde o início: Austrália, França, Grécia, Reino Unido, Suécia. Os Estados Unidos, considerando todos os esportes, é o país com maior número de medalhas olímpicas na história, com impressonantes 2.298 medalhas, sendo 930 de ouro. Em seguida, vem a extinta União Soviética, com 1010 medalhas, 395 de ouro, e o Reino Unido tem 715, sendo 207 douradas. O Brasil ocupa a 36ª posição no ranking geral das Olimpíadas, com 91 medalhas, sendo 20 de ouro. Individualmente, o atleta ki mais ganhou medalhas em Jogos Olímpicos foi a ginasta Larissa Latynina, 18 medalhas (nove ouros, cinco pratas e quatro bronzes) conquistadas entre 1956 e 64.   O nadador norte-americano Michael Phelps, ainda em atividade, ganhou 16 medalhas, mas é o maior vencedor em finais olímpicas, por ter 14 medalhas de ouro.
  Em Olimpíadas de Inverno, disputadas a partir de 1920 em Chamonix, na França, com 21 edições ocorridas, a Alemanha (somando as medalhas do tempo em ki competiam divididas em Alem. Ocidental e Alem. Oriental) é a maior ganhadora de medalhas dos Jogos, com mais de 300 medalhas, sendo 114 de ouro. A Noruega é a segunda com 293 medalhas, 110 de ouro, e os EUA em seguida com 251 medalhas, 89 douradas.
   O Brasil participou pela 1ª vez das Olimpíadas de Inverno em 1992, em Albertville, França, mas os resultados... melhor nem comentar.

   Mais informações sobre o mundo dos esportes, mande email para: edersonpaiva@gmail.com 

domingo, 29 de maio de 2011

Como a torcida do Flamengo se tornou numerosa

   O Flamengo é hj, em termos de números, o clube com a maior torcida do Brasil. Mas td isso começou com um trabalho de marketing desenvolvido a partir da década de 1950.
   Para atrair um grande público no Maracanã (freqüentado na maioria das vezes pelas classes média e alta, até então), a diretoria rubro-negra na época baixou o preço dos ingressos a patamares nunca vistos para jogos do clube no estádio Mário Filho, e fez campanhas mostrando as maneiras mais fáceis de acesso ao estádio. Para reforçar a ideia de 'espírito popular', o clube foi o primeiro da história do futebol a ter um elenco de maioria de atletas negros ou de origem humilde, retratado em fotos do clube nas décadas de 1950 e 1960.
    Com a presença marcante da mídia na vida do clube, especialmente após a geração de Zico, Júnior e companhia, o Flamengo é um dos pokos clubes no país ki joga na maioria das cidades do Brasil e tem predomínio de sua torcida nos estádios, msm em cidades grandes, como São Paulo e capitais nordestinas. 
  
    Mais informações sobre o mundo dos esportes, mande um email para: edersonpaiva@gmail.com

sábado, 28 de maio de 2011

Copa América

   A Copa América de futebol é o torneio de seleções mais antigo do mundo em existência. A primeira edição foi disputada em 1916, qdo ainda se chamava Campeonato Sul-Americano. Com várias alterações no regulamento e no número de seleções participantes, já ocorreram 42 edições do torneio, tendo a Argentina e o Uruguai como os maiores campeões (14 títulos), seguidos pelo Brasil (8 títulos). Dos países filiados à Conmebol, apenas Chile, Equador e Venezuela jamais ganharam o torneio.
   Os maiores artilheiros da história do torneio são o argentino Norberto Méndez e o brasileiro Zizinho, com 17 gols. Pelé, o maior jogador de todos os tempos, jogou apenas uma edição do torneio, em 1959, onde foi artilheiro, com 8 gols, mas o Brasil foi vice-campeão, perdenu a final pra Argentina.
   Por conta das mudanças constantes no regulamento e no período entre as edições, a Copa América não era prioridade para mtas seleções e jogadores em várias ocasiões, sendo preterida por otras competições e equipes reservas participanu do torneio. Hoje, já está estabelecido que a competição sempre terá uma sede fixa, a cada 4 anos, com 12 seleções em sistema de grupos na 1ª fase, e play-offs a partir de quartas-de-final. A próxima edição será em julho de 2011 na Agentina, e contará com a presença de grandes astros do futebol mundial, como o argentino Messi, os uruguaios Forlán e Abreu, o mexicano Javier 'Chicharito' Hernández, e o brasileiro Neymar.

    Para saber +  sobre o mundo dos esportes, mande um email para: edersonpaiva@gmail.com

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um poko sobre o hóquei

    Esporte com os primeiros registros com mais de 4000 anos no Egito Antigo, o hóquei é um esporte onde se move um disco (puck) de + ou - 60 cm de diâmetro com um bastão (stick) de + ou - 120 cm de comprimento para se marcar um gol. As suas variações + populares são: hóquei no gelo, hóquei sobre grama e hóquei sobre patins in-line (ou patins de 2 eixos, conhecido como quad).
    O hóquei no gelo é a mais profissional das modalidades do hóquei (provavelmente, a  + popular do mundo tb) tendo a NHL (National Hockey League) como a liga mais rica do mundo, com equipes dos EUA e Canadá e jogadores de várias partes do mundo. Há tb ligas profissionais na Escandinávia e no Leste Europeu, e torneio de seleções em vários níveis, sendo os campeonatos mundiais e o torneio olímpico de inverno os mais importantes.
   O hóquei sobre patins in-line, com exceção de alguns atletas profissionais, é um esporte basicamente amador, com ligas nacionais em vários países, e torneios de seleções nos níveis continental e mundial. Os países de maior tradição são Portugal e ex-colônias, Espanha, Argentina, Itália e Holanda. Foi esporte-exibição nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, na versão quad (2 eixos).
   O hóquei sobre grama, praticamente inexistente no Brasil, é o único ki naum se precisa de um instrumento de locomoção (patins, lâminas de gelo, e até animais) para se mover no campo de jogo. Os atletas jogam 'a pé', e tem como diferença na regra a validação de gols apenas marcados dentro da área do goleiro adversário. Com ídolos nacionais em várias partes do globo, o esporte é disputado nas Olimpíadas desde 1920, e tem como principais potências Índia, Paquistão, Alemanha, Austrália, Argentina, Holanda e Coréia do Sul.


    Kerem saber + sobre o mundo dos esportes, mande um email para: edersonpaiva@gmail.com

    Tb fzmos trabalhos pagos, em caso de pesquisas + elaboradas

Um poko sobre o rúgbi

     Embora o rúgbi (esporte que mistura elementos do futebol com o futebol americano) seja poko difundido no Brasil, este esporte possui vários aspectos em comum com o nosso futebol, em termos de história e difusão ao redor do mundo.
    O esporte surgiu na msma época que o football association (o esporte mais popular do mundo) e tem como nome oficial rugby football, pois possui regras, fundamentos e objetivos mto precidos com o nosso tradicional futebol. Nos EUA e países de língua inglesa onde o rugby é tradicional, o futebol é chamado de soccer para evitar ambiguidades, e no resto do mundo, o 'esporte das multidões' é chamado de football.
    Os países mais tradicionais no rúgbi são Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, França, e a 'terra natal' Inglaterra. O evento mais tradicional é a Copa do Mundo de Rúgbi, que acontece a cada quatro anos, um ano antes do 'ano olímpico' bissexto.

     Kerem saber + sobre o mundo dos esportes, mande um email para: edersonpaiva@gmail.com

    Tb fzmos trabalhos pagos, em caso de pesquisas + elaboradas