sábado, 10 de dezembro de 2011

Em um ginásio com metade da capacidade ocupada, Brasil é bicampeão mundial feminino de futsal em Fortaleza

      Em um jogo emocionante e com erros de arbitragem contra o Brasil, a seleção feminina de futsal conquista o título mundial da categoria após vencer a Espanha por 4 a 3, com um gol de Vanessa na prorrogação. Completando o pódio, Portugal fica em 3º lugar.
      O Brasil sofreu um gol no início do jogo, com Isabel, em jogada de escanteio. O Brasil passou a dominar as ações, mas a goleira espanhola Sonia Bernal fez inúmeras defesas milagrosas, sendo o destaque da partida no primeiro tempo. No segundo tempo, finalmente saiu o gol de empate do Brasil, com Marcela. Mas a Espanha voltou à frente, com gol de Sara Moreno. Depois, novo empate brasileiro, agora com Jéssika (que terminou a competição como artilheira do torneio, marcando 8 gols em 5 jogos).
      Aí, a arbitragem começa a "dar o ar da graça", com um lance de pênalti em disputa de bola na área espanhola, onde a brasileira teve a camisa puxada e nada foi marcado, e em um contra-ataque, a goleira espanhola toca a mão na bola fora da área, o que seria cartão vermelho. Mas o juiz só deu o cartão amarelo. A Espanha voltou à frente com um golaço de Rosângela Sousa, girando pela marcadora e chutando de voleio. Mas faltando 38 segundos para o fim do jogo, Vanessa empata o jogo com uma bomba, na diagonal, fora da área. E na prorrogação, a mesma Vanessa faz o gol chutando rasteiro, debaixo das pernas da goleira reserva da Espanha, e a goleira brasileira Jozi ainda faz uma defesa faltando dois segundos para acabar o jogo. É a segunda edição do torneio, e o 2º título verde-amarelo. 
     O técnico brasileiro Vander Iacovino (ex-jogador da seleção brasileira de futsal) enalteceu muito, não só o título brasileiro, mas a importância das rivais, que segundo ele, têm a liga profissional de futsal feminino mais bem estruturada do mundo. Enquanto a liga feminina do Brasil só começou a ser realizada na década passada, a liga de futsal feminino da Espanha existe desde 1992. Porém, faltou um pouco mais de divulgação deste torneio, pois os jogos foram, de uma maneira geral, de bom nível técnico, mas o ginásio Paulo Sarasate não lotou nem mesmo na partida final. Dos veículos de comunicação mais conhecidos, apenas o canal SporTV 2 transmitiu a grande decisão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário