domingo, 4 de dezembro de 2011

Após empate no tempo normal e na prorrogação, Joinville conquista o título da Taça Brasil nos pênaltis

      Em mais uma final de Taça Brasil de Futsal (o mais antigo e tradicional torneio deste esporte no Brasil), na cidade de Orlândia, interior de São Paulo, o Joinville se tornou campeão da Taça Brasil vencendo o time da casa na cobrança por pênaltis por 4 a 2, após 2 a 2 no tempo da bola rolando. 
      Em mais um belíssimo jogo de futsal, esporte criado no Brasil e que possui ainda posição de excelência neste esporte, o primeiro tempo acabou 0 a 0, com o time catarinense perdendo uma chance incrível no primeiro tempo com Gessé. No segundo tempo, o jogo acabou 1 a 1, com Genário abrindo o placar para o time da casa, e com o goleiro-linha Júlio empatando o jogo. Na prorrogação, o Joinville aproveitou o fato de Orlândia ter perdido dois jogadores expulsos e virou o jogo (quando um jogador é expulso no futsal, o time fica dois minutos com este jogador a menos, mas ele é substituído por outro atleta depois deste tempo), só que o Orlândia empatou o jogo novamente. Então, se deu a disputa de pênaltis. Na final, o goleiro do Joinville, Franklin (que ficou famoso defendendo pênaltis na final da Copa do Mundo pelo Brasil em 2008), defendeu um pênalti, e na última cobrança, o capitão do time, Chico, que fazia sua última partida como jogador profissional, marcou a última cobrança, dando o título inédito à equipe catarinense, o nono do estado sulista do Brasil. Chico jogou com grandes astros do esporte, como Falcão e Lenísio, nunca foi um atleta badalado, mas conquistou seis títulos de Liga Futsal, e com este troféu de hoje, cinco títulos de Taça Brasil, a maioria com a equipe de Jaraguá do Sul, também de Santa Catarina.

Joinville e Minas se enfrentam na semifinal da Taça Brasil de Futsal (Foto: Luciano Bergamaschi/Divulgação)
Gessé, um dos destaques do Joinville, ajudou a equipe a se redimir da má temporada que tiveram, conquistando este título inédito. (Foto: Luciano Bergamaschi/Divulgação). SITE: Globo.com

        A Taça Brasil teve sua 38ª edição em 2011, e o torneio é disputado anualmente em uma sede fixa (todo ano, uma cidade ou duas da mesma região são escolhidas para organizar o torneio antes do início da temporada) e possui três divisões, com critérios para ascensão e rebaixamento. Na Divisão Especial, há dois grupos com 5 equipes cada um. A última colocada cai para a Primeira Divisão, e as duas primeiras colocadas dos grupos vão às semifinais. A Segunda Divisão é formada por grupos regionais e ajuda a definir critérios para se escolher os estados a disputar Divisão Especial e Primeira Divisão na temporada seguinte. No ano que vem, Ananindeua, do Pará, e Horizonte, do Ceará, vão substituir os rebaixados Goiás e Real Moitense, do Sergipe, na Divisão Especial.
       Sumov, do Ceará, e Jaraguá do Sul, de Santa Catarina, com seis títulos, são os maiores vencedores da história da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário